Consagração da Capela do Santuário a São Pedro Julião Eymard

19/10/2022 . Notícias da Diocese

No dia 16 de outubro de 2022, nossa comunidade teve a alegria de ver a nossa querida capela ser consagrada solenemente pelo nosso bispo diocesano, Dom Emanuel, ao nosso fundador, São Pedro Julião Eymard e a sagração do altar.

Uma emoção forte invadiu nossos corações, quando Dom Emanuel aproximou-se do altar, juntamente com seus auxiliares, um dos quais levava a âmbula com o óleo do Crisma e Dom Emanuel ungiu o altar, derramando o óleo no meio e nos quatro cantos do mesmo. Espalhou com as próprias mãos de modo que o altar ficau completamente ungido. Em seguida, ungiu as sete cruzes que foram afixadas nas paredes, simbolizando os sete dons.

Após lavar as mãos, o bispo iniciou a incensação do altar, colocando um braseiro onde foi derramado o incenso. Em seguida subiu a fumaça de significado profundo, Momento lindo que vivenciamos. Nossas preces são elevadas ao céu pelo poder da fé.

Suba até Vós, Senhor, a nossa oração como incenso na vossa presença; e, assim como esta casa se enche de suave perfume, assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.

Todos que ali estavam, puderam sentir o perfume do amor de Cristo, que é o perfume do amor, do perdão, da fraternidade, da partilha e da coerência com a Palavra de Deus.

Toda a capela, bem como quem ali participava desta celebração foram incensados. Em seguida à incensação, colocou-se uma toalha branca, e adornaram-no com flores, os castiçais com as velas, que são acessas e o bispo disse:

“A luz de Cristo resplandeça na Igreja, para que todos os povos cheguem à plenitude da verdade”.

Saímos dessa celebração com a certeza de que a nossa Capela, agora com o título de “Capela São Pedro Julião Eymard”, sempre foi um lugar de celebração, adoração, de reconciliação, de cura interior, encontro íntimo com Jesus e continuará sendo. Depois dessa experiência vivida, que possamos a exemplo de São Pedro Julião Eymard, anunciar a Eucaristia aos quatro cantos do mundo, partilhar o Cristo Eucarístico e anunciar que Jesus é o Rei de nossas vidas.

Colaboração – Maria da Conceição Martins Santana

– Fotos – Pascom Santuário