Pedimos aos novos membros da coordenação para que se apresentassem e colocassem também as suas expectativas para esta missão.
Marcus Tullius, um coordenador já conhecido
Pasconeiro há 10 anos, apaixonado por rádio, tv, música e literatura, Marcus Tullius é mestrando em Comunicação Social: Interações Midiatizadas, pela PUC Minas. Na Pascom, atuou na esfera paroquial e na equipe de articulação da Pascom na Arquidiocese de Vitória. Foi coordenador do Regional Leste 2 entre os anos de 2015 e 2019. Foi escolhido como primeiro coordenador-geral da Pastoral da Comunicação, em 2018. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB (Grecom CNBB) e da equipe de comunicação do Anima PUC Minas. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou como gerente de conteúdo e apresentador da Tv Pai Eterno, na equipe de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Vitória, na Rede Católica de Rádio (RCR Espírito Santo). Membro da Signis Brasil (Associação Católica de Comunicação). Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação, pela editora Paulus e apresentador do programa Igreja Sinodal, em emissoras de inspiração católica.
Sobre a sua recondução como coordenador-geral, Marcus expressou que acredita que os processos são mais importantes do que os resultados e que é saudável a renovação das lideranças eclesiais.
Acolhi com gratidão e desafio o desejo dos coordenadores para que eu continuasse pelos próximos quatro anos, na certeza de que os próximos quatro anos serão diferentes dos primeiros já percorridos. Conheço melhor a realidade e junto com os novos membros poderemos pensar respostas necessárias para as perguntas deste tempo. Estávamos no mosteiro de Itaici, um espaço convidativo à espiritualidade, sob os cuidados dos jesuítas, então abracei a coordenação como experiência de ‘em tudo, amar e servir’”, destacou.
Janaína Gonçalves, a primeira vice-coordenadora da Pascom Brasil
Janaína Gonçalves atua na Pascom desde 2012, incentivada pelo Padre Edecildo Prado e por Dom Joaquim Mol. Atua como Pastoralista para a Comunicação na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE), na Arquidiocese de Belo Horizonte. É formada em jornalismo e mestra em Ciências da Religião, pela PUC Minas. É especialita em Mídias Eletrônicas (UNI BH), especialista em Comunicação e Evangelização na Era Digital (FAJE), especialista em Mídias Sociais Digitais (PUC Minas), especialista em Teologia Pastoral (PUC Minas) e aluna da Escola de Comunicação da Pascom Brasil, no curso de Fundamentos da Pastoral da Comunicação.
Sobre a missão de vice-coordenadora, Janaína descreve:
“Hoje me vejo rodeada de atividades, tarefas, cursos, deveres, desafios, mas também encontro ao meu redor o mais puro sentimento de confiança naquilo que faço! Quando vi a escolha do meu nome para a vice-coordenadora da Pascom no Brasil foi uma mistura de alegria e uma “pitada” de medo. Só que esse medo foi embora logo, afinal, por mais que eu tenha este sentimento de vez em quando, ele não fica por tanto tempo. Tento converter este medo em esperança, confiança, assertividade e perseverança. Quando olhei para o lado e vi Marcus Tullius como coordenador e o Alex como secretário….ah….só respirei fundo e tive a certeza de que vai ser um trio de “parada dura”. Uma trindade…Uma sequência…saberes diversos para enriquecer nossos próximos caminhos!”
Conheça o secretário-geral, Alex Ferreira
Alex Ferreira é coordenador da Pascom no Regional Nordeste 1 da CNBB, que compreende as dioceses do estado do Ceará. É licenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Atua na Pascom desde 2010. Ex-coordenador e atual assessor da Pascom da Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção, ex-coordenador e atual secretário da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças, membro da coordenação da Pascom na Arquidiocese de Fortaleza e membro honorário da Pascom da Diocese de Itapipoca. Sobre a missão assumida, Alex manifesta um sentimento de alegria e gratidão.
“Sou apaixonado pelo trabalho da Pascom em todas as suas esferas: paroquial, arquidiocesano, regional e nacional. Acredito no poder da organização para conseguimos os objetivos sonhados. O desafio é grande, substituir uma pessoa tão eficiente como a Patrícia Luz, mas conto com o apoio de tantos. Vamos continuar trilhando os caminhos do avanço”, afirmou.