COMISE do Regional Leste 3 realiza I Experiência Vocacional-Missionária de Seminaristas

05/09/2024 .

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2024, aconteceu na Paróquia São José, em João Neiva, Diocese de Colatina, a I Experiência Vocacional-Missionária Regional de Seminaristas. Esse encontro missionário reuniu cerca de 30 seminaristas diocesanos e religiosos, sendo promovido pela Coordenação Regional do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), do Estado do Espírito Santo.

Com o tema “Chamados a Semear a Esperança e a Construir a Paz” e o lema “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9), o encontro foi inspirado na Mensagem do Papa Francisco para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A Experiência Vocacional-Missionária teve como objetivos: dar testemunho da Esperança em Cristo, promovendo a fraternidade e a paz; intensificar o espírito missionário no coração dos futuros presbíteros; promover a unidade entre os seminaristas diocesanos e religiosos do Regional; consolidar a caminhada missionária do COMISE no Regional Leste 3; e conhecer a realidade da Paróquia São José, em João Neiva.

O bispo diocesano de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a Celebração Eucarística de abertura do encontro na sexta-feira (30/08). Também participaram do início do evento o Pe. Antônio Valdeir, assessor eclesiástico do Conselho Missionário Regional, o Pe. Edgar Rigoni, reitor do Seminário de Colatina e presidente da OSIB no Regional Leste 3, e o Pe. Antonio Wilson, pároco local.

Os seminaristas foram hospedados nas diversas comunidades da paróquia e, no sábado, realizaram visitas às famílias, encontros com lideranças locais, conversas com jovens e celebrações. Essa imersão proporcionou uma vivência profunda do serviço missionário e fortaleceu o espírito comunitário entre os participantes.

O seminarista Kaylan Bettim Ton, assessor de comunicação do COMISE – Leste 3, expressou a importância desta experiência. “Em um mundo que clama por paz, nós, seminaristas que estamos caminhando em direção ao sacerdócio, somos convidados a ser sinais de esperança na vida de tantas pessoas que precisam. E essa Experiência Missionária nos provocou e nos possibilitou ser semeadores dessa Esperança, mesmo onde não parece haver.”

O cartaz da Experiência Vocacional-Missionária, criado pelo seminarista Pedro Henrique De Angeli, do segundo ano de Teologia da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, simboliza o espírito dessa missão. O cartaz inclui elementos como o mapa do Espírito Santo, colorido com as cores dos continentes, a cruz representando Jesus como ponto de partida e chegada, e as sementes de esperança e paz lançadas pelos seminaristas, refletindo a missão de ser uma Igreja em saída, irradiando a luz do Evangelho.

O município de João Neiva, onde foi realizada a missão, tem forte herança italiana e uma economia baseada na agricultura familiar e agroindústria. Com 29 comunidades, sendo 17 urbanas e 12 rurais, a Paróquia São José é um centro de vivência religiosa e social, abrigando o projeto social “José Homem Justo”, coordenado pelas Irmãs de São José de Chambéry.

Assim, o COMISE consolida com esse encontro seu papel na formação missionária dos futuros presbíteros, preparando-os para servir à Igreja local e globalmente, sempre atentos ao chamado do Papa Francisco para serem “Peregrinos de Esperança e Artífices de Paz”.

A missão foi encerrada no domingo, 1º de setembro, com a Santa Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Décio Sossai Zandonade, bispo emérito da Diocese de Colatina, na Matriz São José, com a presença do Pe. Edgar Rigoni, reitor do Seminário de Colatina e presidente da OSIB no Regional Leste 3, e do Pe. André Luciano Masarim, reitor do seminário da Diocese de São Mateus.

Em seguida, houve um café da manhã, momento de partilha, avaliação do encontro, oração final e um almoço de confraternização entre os participantes.

A Diocese de Caratinga participou ativamente com a presença do Seminarista Bruno Kened, que relatou: ‘A 1ª Experiência Vocacional-Missionária Regional de Seminaristas do Regional Leste 3, cujo tema foi “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, realizada na Paróquia São José, em João Neiva-ES, foi gratificante para mim, tanto no âmbito vocacional quanto missionário. Ter contato com a Paróquia São José, especialmente com a comunidade Nossa Senhora Aparecida, que, por sinal, é muito acolhedora e fervorosa, fez-me perceber o quanto Deus se faz presente em nossa vida e o quanto Ele necessita de nós para o anúncio e a vivência de seu Reino. De fato, nós, seminaristas, padres, bispos e leigos, devemos semear a esperança do Reino de Deus a todas as pessoas, especialmente às mais sofridas e desesperadas, para que, mesmo assim, a paz de Cristo esteja em nossos corações e nos fortaleça a perseverar.’

Colaboração – https://pom.org.br/comise

Sem. Bruno Kenede