Comemoração do Sagrado Coração de Jesus na Diocese de Caratinga

30/06/2022 . Notícias da Diocese

No último dia 23 de junho, conforme orientação litúrgica do diretório da CNBB, a Diocese de Caratinga celebrou o Sagrado Coração de Jesus. Momento bonito de agradecimento à essa fonte inesgotável de amor por todos os benefícios concedidos a humanidade, sedenta de sua graça. Oportunidade também do Apostolado da Oração, movimento presente de uma forma tão intensa e participativa em nossa Igreja Particular, refletir sobre sua caminhada pastoral, partilhar e celebrar a fé em Deus, que se revela no filho. Nos dias em torno da solenidade, nossas comunidades se mobilizaram para celebrar. Abaixo apresentaremos alguns relatos de algumas comemorações pela Diocese de Caratinga:

PARÓQUIA SANTA HELENA EM CAPUTIRA:

Os membros do Apostolado da Oração se reuniram no período da tarde do domingo (26) para oração, louvor e estudo. A formação foi passada pelo Seminarista da Teologia Carlos Henrique (Diocese de Araçuaí), que vivencia seu estágio pastoral na paróquia. Também o vigário paroquial, Pe. Raimundo Turibio, deixou breves palavras de valorização do momento. Ao fim do dia, a Eucaristia foi presidida pelo atual administrador paroquial, Pe. Fernando Lopes Martins.

PARÓQUIA SANT’ANA EM SANTANA DO MANHUAÇU:

Em Santana do Manhuaçu, a preparação foi feita através de uma novena entre os dias 17 e 25, com a recitação diária do terço e oração da novena ao Sagrado Coração de Jesus. A festa foi realizada no domingo, 26, com a concentração dos membros do Apostolado da Oração na Matriz para a Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. José Maria de Barros, bem como a Bênção do Santíssimo Sacramento e outros momentos de homenagens e louvor.

PARÓQUIA SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO EM UBAPORANGA:

Na comunidade paroquial de São Domingos de Gusmão, o encontro foi no dia 19/6, e contou também com a presença da OVS e Legião de Maria. Durante o dia, diversas comunidades da paróquia se reuniram na matriz para a atividade que foi conduzida através de louvor, canções, coroações e formações. A palestra do encontro teve por título “A Espiritualidade da Devoção ao Sagrado Coração de Jesus” e foi assessorada pelos seminaristas Diego Rabelo e Gustavo Pio, ambos da etapa da filosofia, cursando o 1° ano.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA EM SANTO ANTÔNIO DO MANHUAÇU:

Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, distrito caratinguense de Santo Antônio do Manhuaçu (Forania de Ipanema) a concentração foi realizada na comunidade Imaculada Conceição do Valão, em Tabajara (Setor da Paróquia), no dia 26. Dentro da programação houve uma palestra sobre as 12 promessas do Coração de Jesus, bem como a celebração da palavra e momento de adoração. O encontro foi assessorado pelo Seminarista da Teologia Victor Machado que realiza seu estágio pastoral na paróquia.

PARÓQUIA SANTA LUZIA EM CARANGOLA:

No Santuário Santa Luzia, após um lindo tríduo, a festa foi no dia 24 de junho, na qual aconteceu a solene missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Pe. Rodolfo Rodrigues Luna, vigário paroquial. A liturgia da missa foi preparada com muito zelo pelos membros do Apostolado da Oração. Estes renovaram os votos à devoção ao Sagrado Coração de Jesus e houve a investidura de novos membros. Foi uma linda celebração, onde os presentes experimentaram a graça de meditar sobre a importância da devoção e do amor pelo dulcíssimo coração misericordioso de Jesus!

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA EM POCRANE:

Em Comunhão com o Apostolado da Oração no Brasil e no mundo, a paróquia Nossa Senhora da Penha, na cidade de Pocrane/MG, realizou a concentração do Apostolado da Oração na sexta-feira, dia 24/06, às 19h. O momento teve início com a Adoração ao Santíssimo Sacramento seguido da Celebração da Palavra de Deus, conduzida pelo Seminarista Marcio Antônio da Silva, do 4° ano de Teologia, que trabalha na paróquia. A homenagem ao Sagrado Coração de Jesus foi feita pelos integrantes da IAM (Infância e Adolescência Missionária) da paróquia. Ao final, foi realizada uma bela confraternização entre os presentes.

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM VERMELHO VELHO:

Na Paróquia de Vermelho Velho, distrito de Raul Soares, a comemoração foi intensa e significativa. Ainda na sexta, 24, a Solene Missa foi presidida pelo Pe. Agrimaldo José Teixeira, administradorparoquial. Já no domingo, 26, um dia de atividades marcou a celebração, com a concentração do Apostolado para louvor e festa (destaque para a presença do Congado Nossa Senhora do Rosário) e celebração paroquial da Santa Missa.

Texto: Victor Machado.

Fotos – Plataformas digitais das paróquias