Com um novo ano, nasce também um novo sonho: lançado o Semanário Litúrgico da Diocese de Caratinga.

05/01/2022 . Notícias da Diocese

“O Semeador saiu a semear”, essa frase encheu o coração da Diocese de Caratinga de jubilo com a concretização de mais um sonho, o lançamento do Semanário Litúrgico próprio, no início do ano de 2021, um projeto novo, mas com precedentes históricos já que durante os anos do Concílio Vaticano II e a transição da missa do latim para a língua vernácula, um encarte foi produzido no Jornal Diretrizes, para auxiliar nosso povo no entendimento daquele passo da Igreja; hoje os desafios são outros, por isso a necessidade desse novo instrumento de evangelização, conforme a realidade atual, sendo sua criação uma alegria para todos.

Como forma oficial de lançamento e ação de graças, foi celebrada na noite de 01 de janeiro uma missa na matriz da Paróquia São Judas Tadeu, no Limoeiro em Caratinga, sendo presidida pelo bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada por Mons. Raul Motta (Diretor do Arquivo Diocesano e Pároco Emérito da Catedral), Pe. José Carlos (Pároco local e Vigário Geral diocesano) e Pe. Geziel Almeida (Reitor do SDNSR e Diretor da Gráfica-Editora Dom Carloto). A cerimônia contou ainda com a presença e ajuda do seminarista Pedro Vitor Mello, filho da paróquia, além de uma intensa participação do povo de Deus na liturgia da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

A escolha do nome “O Semeador”  tem bonitas reflexões, dentre elas a relação com A Sementeira, periódico trimestral do Seminário Diocesano, unindo-se à certeza de que a casa de formação de nossa diocese é a sementeira maior, onde nossas vocações crescem e são germinadas com carinho, preparando os vocacionados também para semear nas paróquias. Também do ponto de vista burocrático é importante lembrar que o Seminário é parceiro direto da gráfica, uma vez que o reitor sempre acumula a função de diretor da empresa.

Ao final da missa, Pe. Geziel e Pe. José Carlos oficialmente registraram a relevância desse momento significativo, valorizando a equipe inicial que trabalhou incansavelmente na produção carinhosa das seções do folheto, além dos dois, o expediente conta com Douglas Balbina, responsável pelo design e diagramação, padres Wagner Augusto, Dione Leandro, José Geraldo da Silva, José Geraldo de Gouveia, Ademilson Quirino e Seminaristas Adilson Júnior e Evandro Marcial nos textos, liturgia e cânticos; e Mons. Raul Motta na correção textual e revisão final. O responsável pela gráfica ainda lembrou que ela existe desde a década de 60 e produziu ao longo dos anos impressos que mostram a face da Diocese de Caratinga, dentre eles a Revista Diretrizes, o Roteiro do Grupo de Reflexão e da Novena de Natal, e agora O Semeador, além de sempre entregar bons frutos à sociedade em geral, com a qualidade de seu serviço.

Também Mons. Raul deixou uma pequena palavra, agradecendo pelo carinho depositado a ele durante todos os anos que esteve à frente da Gráfica, ele que idealizou inúmeros projetos desde a fundação, parabenizando também nossa diocese por esse necessário passo com o folheto próprio, pedindo orações pela equipe que conduzirá a vida do periódico.

O Semanário terá sua veiculação junto à Gráfica-Editora Dom Carloto, servindo de ajuda ao povo nas missas das paróquias da diocese, auxiliando na experiência de intimidade com Deus na liturgia e na vida. Sempre trará uma pontuação meditação do bispo diocesano e na parte gráfica acompanhará a cor litúrgica do dia em suas seções.

Texto: Victor Machado ( Seminarista)