CELEBRADA A MISSA DA UNIDADE.

11/04/2023 . Notícias da Diocese

Aconteceu na última quinta-feira, dia 6 de abril, na matriz da Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga, a Missa da Unidade Diocesana da Diocese de Caratinga – MG.

A missa, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira, foi concelebrada por Dom Odilon Guimarães, bispo emérito de Itabira/Cel. Fabriciano e por todo o clero secular e religioso desta Igreja Particular, bem como assistida pelos diáconos transitórios e permanente.

Houve também representação de fiéis de todas as paróquias de nossa diocese, bem como presença significativa de representantes das pastorais, movimentos e da vida religiosa que atua na diocese.

Celebrada no contexto da programação da Semana Santa, a Missa da Unidade, geralmente ás quintas-feiras santas, recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico.

Além disso, por conta da memória da instituição do sacerdócio, todos os presbíteros, junto ao Bispo, seu pastor, renovam as promessas sacerdotais assumidas no dia de sua ordenação.

Outro ponto forte da celebração é a benção dos Santos Óleos: óleo dos Enfermos, óleo dos Catecúmenos e o óleo do Crisma, que são usados durante o ano nas diversas celebrações da Igreja e para a administração dos sacramentos.

Dom Emanuel, em sua homilia, destacou a função dos 3 óleos: ”com o óleo do Crisma, somos configurados perfeitamente como ungidos do Senhor, pertencentes a comunidade cristã, membros da Igreja de Deus; o óleo dos Catecúmenos nos recorda os antigos atletas gregos que se ungiam para que os oponentes não os agarrassem, e assim pra nós também tem esse significado, para que o pecado não nos agarre; o óleo dos enfermos vem para assistir-nos nos momentos de difíceis de saúde trazendo a todos nós a cura espiritual e moral.”

Ao final da celebração Dom Emanuel rogando que todos participassem piedosamente e fielmente do Tríduo Pascal em suas paróquias, desejou aos presentes uma santa e feliz Páscoa.

Colaboração – Texto e fotos – Aldair Gustavo- Pascom Santuário de Adoração