Catedral realiza investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

03/10/2022 . Notícias da Diocese

Nesta noite de sábado (01 de outubro de 2022), foi realizado na Paróquia São João Batista – Catedral em Caratinga  a Santa Missa às 19h, com o rito de  investidura de 16 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão ,  e renovação de  26  ministros.

“O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.” (Vatican News).

O  rito das investiduras conta com a apresentação dos candidatos,  que  se dirigem a frente do altar para apresentação à assembleia pela chamada, em seguida ocorre a exortação aos mesmos sobre a sublime tarefa do Ministro na Igreja e na vida da Comunidade, seu papel de exemplo de humildade como Cristo é, o Compromisso em que cada candidato  assume sua missão de ser Ministros de Cristo, levar Eucaristia e a palavra de Deus em muitos lares e famílias cristãs.

Investidura (preposição in e verbo vestire, “vestir”, de vestis, “manto”) significa a instalação formal de alguém (herdeiro, candidato eleito) e nesta ocasião os candidatos se tornaram novos Ministros Extraordinários da Comunhão, novos missionários da fé eucarística.

Durante a celebração eucarística que foi presidida pelo pároco Pe. Moacir Ramos Nogueira e concelebrada por Pe. Higor Luiz Arantes Nepomuceno , a paróquia celebrou também  a bênção das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, a abertura do mês das santas missões, e os 15 anos da Flávia…

A todos os MESC’S desejamos um ministério fecundo , e que não meçam esforços para demonstrar que Jesus continua sendo Palavra e  Pão, alimento para os fracos e sustento do povo rumo à eternidade!

Texto e fotos- Gicélia Azevedo