Aconteceu, em Lajinha, no dia 23 de fevereiro, na paróquia de Nossa Senhora de Nazareth, a primeira Caminhada Vocacional rumo ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no alto da pedra da Baleia. A Caminhada Vocacional foi um desejo do coração de nosso bispo diocesano, dom Juarez, que manifestou ao Pe. Wagner Augusto, pároco de Lajinha, seu desejo de reunir o povo, mais particularmente os jovens e adolescentes a fim de rezarem especialmente pelas vocações e meditar sobre o chamado que Deus tem na vida de cada um e a resposta a ser dada a este chamado.
Estiveram presentes na caminhada o nosso Bispo diocesano; Pe. Wagner; Pe. Malvino, da paróquia de Chalé; e centenas de jovens da paróquia e das comunidades de vários grupos e movimentos como o TLC, TLCA, SAV, UOV, PJ, entre outros. A caminhada também contou com a presença do prefeito municipal e o apoio da secretaria de cultura, secretaria da saúde, como também o apoio da polícia militar.
A concentração teve início às 5:00 horas da manhã no pátio da igreja matriz e, em seguida, todos partiram rumo ao Santuário.
No caminho foi meditado o santo terço e a multidão rezava e cantava. O percurso é uma subida íngreme e desafiadora, mas os jovens fiéis foram motivados a não desistirem diante dos desafios e dificuldades da vida.
Ao final do percurso, no Santuário, foi celebrada a Santa Missa, especialmente rezada pedindo ao Senhor da Messe que envie operários santos à Sua Igreja e nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.
Dom Juarez lembrou que Cristo também se retirava e subia ao monte para rezar ao Pai. Destacou que, para ouvir e responder ao chamado de Deus é preciso silenciar dos ruídos e barulhos da vida corrida para, a exemplo de Jesus, atendermos com amor o santo chamado e a santa vontade de Deus Pai.
A caminhada foi frutuosa e a juventude estava muito animada. Ao final da Missa, Dom Juarez recebeu simbolicamente, do prefeito municipal, a chave a cidade. Enquanto isso a juventude disse aguardar ansiosa pela 2° Caminhada Vocacional na cidade no último domingo antes da quaresma, no próximo ano.