Diocese de Caratinga

Rádio Diocesana

BISPO, PADRES E SEMINARISTAS SOBEM AO PICO DA BANDEIRA

14/09/2025 .

No dia 09 de setembro, Dom Juarez Delorto Secco, bispo diocesano da Diocese de Caratinga, juntamente com os seminaristas das etapas do Propedêutico, Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia), e os padres formadores dos Seminários Diocesano de Nossa Senhora do Rosário e Propedêutico São José, realizaram pela segunda vez um passeio marcado por perseverança, comunhão e oração: a subida ao Pico da Bandeira, uma das montanhas mais altas do Brasil, localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A programação teve início no dia 08 de setembro (segunda-feira), pela manhã, em Alto Caparaó/MG. Uma acolhida calorosa foi organizada pelos párocos solidários Pe. José Geraldo da Silva e Pe. Elias Garcia. Em seguida, os participantes se prepararam para a subida e vivenciaram um dia de convivência e fraternidade em um sítio da região. Às 19h, Dom Juarez celebrou a Santa Missa com a comunidade Imaculada Conceição, localizada no centro da cidade de Alto Caparaó, pertencente à Paróquia Santo Antônio de Pádua.

No dia seguinte, terça-feira (09), às 7h, todos já estavam prontos para iniciar a caminhada, que se estenderia ao longo de todo o dia. A trilha, marcada pela fraternidade, alegria e oração, foi também repleta de desafios. Cada passo exigente era recompensado com uma vista deslumbrante, que, quanto mais se elevava, mais encantava os participantes pela beleza e grandiosidade da criação de Deus. Ao alcançarem o cume da montanha, entre louvores e agradecimentos, os presentes celebraram a união e a comunhão conquistadas ao longo do percurso.

Por volta das 15h30, todos concluíram a caminhada e reuniram-se para um delicioso almoço, em clima festivo, também em comemoração a mais um ano de Ordenação Episcopal de Dom Juarez. Louvamos a Deus por sua vida ministerial e pedimos que continue derramando bênçãos sobre seu santo serviço.

A jornada foi marcada por momentos de descontração, vivência comunitária e celebrações. Ao percorrerem trilhas desafiadoras, os participantes refletiram sobre a importância de, como verdadeiros cristãos, discernir os caminhos corretos a seguir na vida. Ainda que difíceis e tortuosos, esses caminhos são extraordinariamente belos, pois conduzem a uma maior proximidade e intimidade com Deus.

Seminarista: Vítor Pábulo Elias Silva

Veja Também

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h