No final da tarde do domingo, 18 horas do dia 28 de dezembro, festa litúrgica da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, a Diocese de Caratinga, em comunhão com todas as dioceses do mundo, encerrou o Jubileu dos 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo. A Missa solene foi realizada no Santuário de Adoração – Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, presidida pelo bispo diocesano Dom Juarez Delorto Secco, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e ainda com a presença de Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN, Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e Pe. Marcelo Carlos da Silva, Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento e demais sacerdotes da Diocese de Caratinga.
A celebração reuniu bispos, padres, religiosos, religiosas, diáconos, movimentos e leigos, destacando a vivência da comunhão e da missão ao longo do Ano Jubilar, inspirado no lema “Peregrinos de Esperança”.
Iniciado em Roma no dia 24 de dezembro de 2024 e nas dioceses de todo o mundo em 29 de dezembro passado, o Ano Santo foi convocado pelo Papa Francisco a partir do tema “Peregrinos da Esperança”, com a inspiração na carta de São Paulo aos Romanos capítulo 5, versículo 5: “A esperança não decepciona”. Sua conclusão nas dioceses de todo o mundo foi celebrada neste 28 de dezembro e, em Roma, o Papa Leão XIV vai encerrar este Jubileu em 06 de janeiro de 2026.
Como parte da tradição da Igreja, o Jubileu Ordinário acontece a cada 25 anos. Cada Ano Santo é uma ocasião para uma vida nova e uma expressão da misericórdia divina, que, através da Igreja, é oferecida a todos aqueles que desejam alcançá-la. É, ainda, um período de perdão, reconciliação e renovação espiritual, com a oportunidade de receber a indulgência plenária, isto é, a remissão total dos pecados, observadas as devidas condições.
O Jubileu foi um tempo de renovação espiritual, perdão, peregrinação, com foco na esperança e misericórdia de Deus. Ao longo do ano, vários peregrinos conseguiram se organizar e participar das mais diferentes peregrinações organizadas nestas igrejas.
Ao final da celebração o Vigário Episcopal para as Pastorais, padre Marlone Pedrosa fez a apresentação do “X Plano Diocesano de Pastoral”. A entrega do exemplar impresso do plano foi realizada à representantes das forças vivas pastorais da Diocese de Caratinga.
O Secretariado Diocesano de Pastoral, entregou os exemplares aos respectivos representantes :
– Padre Josimar Franco Floreado entregou o exemplar ao bispo diocesano Dom Juarez Delorto Secco ... “Dom Juarez, nosso amado Bispo Diocesano e Pastor, é com grande respeito e gratidão que entregamos em suas mãos este X Plano Diocesano de Pastoral. Fruto do discernimento comunitário e da ação do Espírito Santo num caminho sinodal, este Plano é a bússola que orientará nossos passos. Sua liderança inspira-nos a edificar o Reino de Deus com fé e esperança, unidos no propósito de evangelizar. Que a Mãe Santíssima interceda por sua missão e por toda a Diocese.”
– Pe. Elias Fernandes entregou ao casal Geovani e Laudiceia (Representando os Leigos)…”Caros Geovani e Laudiceia, representando a vasta e operosa família dos leigos e leigas de nossa Diocese, entregamos com confiança este X Plano Diocesano de Pastoral, reafirmando a importância da vocação laical na Igreja e no mundo. Vossa participação ativa é a força que leva o Evangelho ao coração do mundo, nas famílias, no trabalho e na sociedade. Este Plano é, acima de tudo, um chamado à vossa corresponsabilidade e ao vosso protagonismo na missão da Igreja. Que, unidos a todos os segmentos pastorais, possamos construir uma Diocese cada vez mais comprometida com Cristo e com o próximo.”
– Robson Silveira entregou o exemplar ao Pe. Julio César representando os Padres Diocesanos …“Padre Júlio Cesar, em sua pessoa entregamos este plano a todos os padres diocesanos, que caminham diariamente junto ao povo nas paróquias. Que o X Plano Diocesano de Pastoral seja instrumento de unidade, zelo pastoral e renovação missionária e aprofundamento da comunhão, sustentando o ministério presbiteral na escuta, no serviço e na caridade. Contamos com vosso empenho e sabedoria para que suas diretrizes se tornem vida e esperança em cada recanto de nossa Igreja particular.”
– Ir. Dalva MNSG entregou o exemplar ao Pe. Marcos Alencar , SDN representando os Padres Religiosos … “Querido Padre Marcos, em nome de todos os padres religiosos que enriquecem nossa Diocese, entregamos este X Plano Diocesano de Pastoral. A riqueza dos carismas de suas congregações é um dom precioso que se integra e fortalece os objetivos deste Plano. Sua presença e dedicação em diversas frentes pastorais são testemunho de colaboração e zelo. Que a vida consagrada continue a ser farol de santidade e serviço, iluminando nossos caminhos e impulsionando a unidade de nossa ação evangelizadora.”
– Gicelia Araújo Azevedo entregou o exemplar à Irmã Antônia representando as Congregações Religiosas da diocese. … “Estimada Irmã Antônia, em nome de todas as religiosas que entregam suas vidas ao serviço do Senhor em nossa Diocese, entregamos este X Plano Diocesano de Pastoral. Vossa oração, vossa ação social, educativa e vossa presença silenciosa são a alma que nutre nossa caminhada. Cada carisma, vivido com amor, encontrará neste Plano um novo vigor para florescer e dar muitos frutos, construindo pontes de unidade e caridade em toda a Diocese.”
O encerramento do Jubileu de Esperança foi, acima de tudo, um momento de profunda gratidão, reconhecimento da misericórdia divina derramada em abundância sobre todos os que buscam o Senhor, e também de fortalecimento espiritual para o novo ano que se aproxima.
Ao longo do Jubileu da Esperança, a Igreja no Brasil marcou presença de forma significativa, reafirmando seu compromisso com a evangelização, a promoção da vida, da justiça e da paz, e testemunhando que a esperança cristã continua a inspirar caminhos de transformação no mundo contemporâneo.
O próximo Jubileu ordinário da Igreja será celebrado em 2050, seguindo a tradição de 25 em 25 anos, recordando o nascimento de Cristo. Em 2033 serão celebrados os 2000 anos do mistério da Redenção, isto é, da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
CONFIRA AS FOTOS
FOTOS ENCERRAMENTO JUBILEU DA ESPERANÇA
Fotos- Pascom Santuário / Pascom São Domingos de Gusmão / Pascom São Sebastião Inhapim / Pascom Senhor Bom Jesus Ctga /Pascom Santo Antônio de Pádua Ctga.