Aniversário de Ordenação de Monsenhor Raul

10/12/2022 . Notícias da Diocese

A vocação sacerdotal é um chamado de Deus para alguns homens dentro do povo de Deus a se tornarem um representante do sagrado, como a própria palavra já nos indica: secerdos significa sagrado, Otis significa representante. Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo.

O sacerdote, hoje, é aquele que em toda a sagrada liturgia atualiza o sacrifício de Jesus. O sacerdote age, pois, in persona Christi. Assim, quando ele diz “isto é meu corpo…isto é meu sangue…” é o próprio Cristo que está falando.

A oração do sacerdote de prolonga para além da liturgia, para ser um “Alter Christus”, isto é, ser a presença de Jesus no mundo.

Para todo esse contexto até aqui apresentado, creio que um nome nos bastaria como símbolo ou ilustração: MONSENHOR RAUL MOTTA DE OLIVEIRA.

Sim. À pergunta: “O que é ser sacerdote?” – vai bem a resposta: “É ser como o Monsenhor Raul!”

Não por coincidência, a sua ordenação se deu no dia 7 de dezembro, senão por força da sua essência, da sua vocação!

7 de dezembro, além de ser véspera da Festa d Imaculada Conceição de Maria, a quem Monsenhor Raul foi(é) consagrado (dado por filho!!!) é também dia de memória de Santo AMBRÓSIO, bispo de doutor da Igreja, apóstolo da caridade e da paz, que lutou pela defesa e cuidado dos pobres e dedicou-se inteiramente à formação de sacerdotes, desejando que fossem completamente configurados a Cristo.

O que tem sido a vida do Monsenhor Raul, senão o que fora a de Santo Ambrósio?! Acolher, escutar, formar, se entregar!!!!

Aqui, quero lembrar a postura do Monsenhor relativamente aos andarilhos do Jardim das Palmeiras, no tempo em Monsenhor celebrava às sextas-feiras, na Catedral. Questionado por estar sempre lhes dando um dinheirinho logo após a missa, ali à porta externa da sacristia, a resposta do Monsenhor era: “o que farão com a esmola que lhes dou, não sei. No entanto, é a Jesus que acolho e sirvo em cada um deles. Foço – o por Jesus!!!”

É, pois, com. Vida que Monsenhor ensina, evangeliza e serve ao Senhor, à Igreja, aos irmãos.

Texto- Ligia Matos

Fotos- Ângela Marcia