“A mais bela profissão do homem é rezar e amar”-(São João Maria Vianey) Retiro do clero 2023

25/11/2023 . Notícias da Diocese

Entre os dias 20  a 23  de novembro  aconteceu o retiro anual dos padres da Diocese de  Caratinga, novamente no Retiro das Rosas, localizado em Cachoeira dos Campos.

Neste ano, Pe. José Rafael Solano, conduziu o retiro do clero.

Padre Rafael é  sacerdote da arquidiocese de Londrina (PR).

O pregador possui graduação em Teologia pela Pontificia Universidad Javeriana (1995), mestrado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (2001) e doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (2004). PhD em Teologia moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma no Instituto Giovanni Paolo II. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor visitante da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências modernas, embrião, laicicidade, natureza e sínodo. Desenvolve a cátedra de Ética da Sexualidade e participa do Instituto Ciência e fé da PUC -PR.

Com o tema : *SENHOR; NAO TENHO NINGUEM*.A doença afetiva que mais vidas cobra neste mundo: “O isolamento.
Evangelho de João 5, 1- 14*  a dinâmica do retiro foi um grande momento  de alento espiritual e também de descanso físico. Momento para  sublinhar a convivência proporcionada pela ocasião. E ao mesmo tempo, conjugada pela proposta do retiro de ser um momento de remanso, tranquilidade, descanso.

O momento contou ainda com a  meditação pessoal , momento de partilha com o pregador , celebração penitencial e confissões individuais.

No encerramento do  retiro anual,  Dom Emanuel Messias de Oliveira , bispo diocesano, presidiu a santa  missa  e  Pe. Ely da Terra Cristo, representante dos presbíteros,  agradeceu ao Pe. Rafael Solano pela condução do retiro.

Continuemos em oração pelo nosso clero!