Entre os dias 20 a 23 de novembro aconteceu o retiro anual dos padres da Diocese de Caratinga, novamente no Retiro das Rosas, localizado em Cachoeira dos Campos.
Neste ano, Pe. José Rafael Solano, conduziu o retiro do clero.
Padre Rafael é sacerdote da arquidiocese de Londrina (PR).
O pregador possui graduação em Teologia pela Pontificia Universidad Javeriana (1995), mestrado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (2001) e doutorado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana (2004). PhD em Teologia moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma no Instituto Giovanni Paolo II. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor visitante da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências modernas, embrião, laicicidade, natureza e sínodo. Desenvolve a cátedra de Ética da Sexualidade e participa do Instituto Ciência e fé da PUC -PR.
Com o tema : *SENHOR; NAO TENHO NINGUEM*.A doença afetiva que mais vidas cobra neste mundo: “O isolamento.
Evangelho de João 5, 1- 14* a dinâmica do retiro foi um grande momento de alento espiritual e também de descanso físico. Momento para sublinhar a convivência proporcionada pela ocasião. E ao mesmo tempo, conjugada pela proposta do retiro de ser um momento de remanso, tranquilidade, descanso.
O momento contou ainda com a meditação pessoal , momento de partilha com o pregador , celebração penitencial e confissões individuais.
No encerramento do retiro anual, Dom Emanuel Messias de Oliveira , bispo diocesano, presidiu a santa missa e Pe. Ely da Terra Cristo, representante dos presbíteros, agradeceu ao Pe. Rafael Solano pela condução do retiro.
Continuemos em oração pelo nosso clero!