9º. Encontro Diocesano do Terço dos Homens

10/08/2023 . Notícias da Diocese

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias comunidades, paróquias e grupos pastorais. E neste domingo, 06, a cidade de São do Manhuaçu recebeu centenas de pessoas e religiosos, parra participarem do 9º Encontro Diocesano do Terço dos Homens. O evento contou com uma programação variada, que iniciou com a concentração e acolhida aos grupos e caravanas, às margens da BR 116, pelos padres Eguinaldo Mendes e Elias Garcia. Em seguida houve a Recitação do Terço, palestra com o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, com o tema “Terço dos Homens em saída, na Oração e na Partilha”.

Dom Paulo reforçou ainda, a missão do Terço dos Homens de resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades. Destacou que, a presença masculina na Igreja é imprescindível, para a formação da família e da sociedade cristã. Após a palestra, os participantes acompanharam a Santa Missa presidida por Dom Paulo Peixoto, e concelebrada pelos sacerdotes participantes. A mobilização de homens, que rezam o Terço é também uma maneira de fazer, com que todos busquem o fortalecimento na fé, e descubram a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade.

Neste 6 de agosto, Domingo da Transfiguração do Senhor, também foi dia de festa para o MMTH-Movimento Mariano Terço dos Homens da Diocese de Caratinga que reuniu mais de 5.000 mil homens e familiares na Paróquia São João Batista na cidade de São João do Manhuaçu.

Em seu 9º. Encontro Diocesano, com a presença de centenas de grupos oriundos das 58 paróquias e inúmeras capelas espalhadas pelas 6 foranias, este ano refletiu o Tema: Terço dos Homens em saída, na oração e na patilha e o Lema: O SIM de MARIA, na Escuta, na Obediência e no Serviço. As festividades tiveram início às 8 horas com acolhida fraterna dos grupos do TH, seguida de uma caminhada pelas ruas da cidade, oração do Terço e cânticos de louvores.

O ponto alto e central da celebração foi a Santa Missa presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba e concelebrada pelo Pe. Eguinaldo Mendes, pároco da cidade, Pe. Elias Garcia, Diretor Espiritual do TH e diversos outros padres da Diocese.

Como Gesto fraterno deste 9º. Encontro Diocesano do Terço dos Homens, ocorreu uma doação espontânea de aproximadamente cinco toneladas de alimentos não perecíveis para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga. Conforme testemunho do Coordenador Diocesano do TH João de Souza Campos, o Encontro deste ano teve uma motivação especial ao reunir tantos homens neste retorno vigoroso pós-pandemia. A partir de 2022, nos anos pares ocorrem os Encontros a nível de forania e nos anos ímpares os Encontro Diocesano, já marcado o próximo para o ano de 2025 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Vermelho Novo.

Colaboração – Equipe Diocesana do Terço dos Homens

Portal do Caparaó