95 anos de Monsenhor Raul, a história viva da Diocese.

08/06/2024 . Notícias da Diocese

Um dos principais nomes da história da Diocese de Caratinga, Monsenhor Raul Motta de Oliveira celebrou com alegria, na última quarta-feira, 5 de junho, seus 95 anos de vida.
Raul Motta de Oliveira nasceu em 1929, em Inhapim, do seio de uma família religiosa. Foi ordenado presbítero em 1958, por Dom José Eugênio Corrêa. Desenvolveu inúmeros ofícios na Diocese de Caratinga: Reitor do Seminário, Administrador Diocesano, Pároco da Catedral, Vigário Geral, Pároco em diversas paróquias, ajudou na implantação da Cúria, coordenou a Revista Diretrizes e os Grupos de Reflexão, foi professor de Latim, dentre outras diversas atividades. Atualmente é o responsável pelo Arquivo Diocesano. Marca registrada de Mons. Raul, a alegria sempre o permeia em tudo aquilo que faz.
A data foi marcada pela Celebração da Santa Missa, no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, local onde o aniversariante reside desde que completou 75 anos e se tornou pároco emérito da Catedral São João Batista.
A Eucaristia teve a presidência de Dom Odilon Guimarães Moreira, Bispo Emérito de Itabira-Coronel Fabriciano, e além da presença de Mons. Raul, foi concelebrada ainda pelos padres Geziel Almeida, Ademilson Quirino, Michel Gomes e Frei João de Deus Campos, OCD. A celebração teve a assistência do Diácono Tarcísio Sérgio da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
Durante a homilia da memória de São Bonifácio, Dom Odilon recordou momentos da vida de Mons. Raul – o filho de Maria – e o quanto a graça de Deus o acompanha e sustenta.
Com uma participação intensa, diversos amigos de Mons. Raul se fizeram presentes: familiares; ex-paroquianos, seminaristas; aspirantes da OCD; membros da academia caratinguense de letras; irmãs gracianas e autoridades civis. Pessoas que durante os 95 anos, Mons. Raul tocou o coração e conquistou. Ao final da celebração, em nome dos presentes, a escritora caratinguense Marilene Godinho dirigiu lindas palavras ao homenageado do dia, recordando o seu caráter de pastor-mestre-amigo em tudo aquilo que faz, agradecendo a Deus pela vida do homenageado.
Foi servido ainda um jantar aos presentes e cantado o parabéns. Em agradecimento, com a humildade encantadora e o carisma inigualável, Mons. Raul destacou sua gratidão a Deus pela data, a todos os presentes pela amizade e pediu que sempre rezem por seu caminho.

Abaixo, o texto de Marilene Godinho, homenageando Monsenhor Raul, publicado em suas redes sociais e lido na ocasião do evento:

“Para Monsenhor Raul
Aniversário de Monsenhor Raul é um dia especial que toca o coração de todos nós. Este dia marca o nascimento de uma estrela maior que, ao longo da vida, seria uma luz radiante para a diocese de Caratinga e para todos que recebem o calor de suas labaredas divinas.
Nasceu em Inhapim e sua mãe, dona Maria José, o entregou aos cuidados de Nossa Senhora.
Atendeu o chamado de Deus e fez de seu precioso sacerdócio uma dádiva para Caratinga. Considerado o padre mais importante de nossa diocese pelo tempo de atividades e pela grandeza de ter construído a nossa vida espiritual.
Reitor do seminário, professor, escritor, fotógrafo eternizando momentos importantes de nossa história. Ajudou os bispos que por aqui passaram, os seminaristas e os padres que tinham nele a figura de um irmão. Nas horas das grandes resoluções, ele era convocado para ajudar a encontrar soluções e caminhos. E antes, ele ia à capela e rezava pedindo luzes ao Divino Espírito Santo. E tudo era resolvido da melhor forma.
Foi pároco da catedral de Caratinga por 17 anos- tempo de graça para nós, seus paroquianos. Comemorou com festa os 100 anos da catedral, recebeu as relíquias de Santa Teresinha, reformou a catedral e tocou o nosso coração sendo Pai, Mestre e Amigo.
Monsenhor Raul tem sido bálsamo de solidariedade, fazendo dos lamentos e gemidos dos fiéis, sementes de resignação e vitórias. Monsenhor Raul sempre foi raiz de esperança, gritando para o povo que o verdadeiro amor não deixa a morte se instalar. Monsenhor Raul sempre foi caminhante provando as ervas amargas com os peregrinos cansados para vencer os desertos e contemplar a alvorada de dias ensolarados. Monsenhor Raul é malabarista do bem, sustentando no coração de todos nós os valores divinos da misericórdia e do perdão. Monsenhor Raul é mestre de obras, construindo alicerces de justiça e paz para edificar castelos de fraternidade. Monsenhor Raul é pai de todos os que conviveram com sua bondade, que ouviram suas homilias, que tiveram seus conselhos nas dificuldades e experimentaram sua amizade doce e sagrada.
Tudo isso e mais suas virtudes, marcam o início, o pilar, no dia de seu aniversário. Esse dia marca o sopro de Deus sobre uma vida feita de mãos dadas com Jesus.
Sua santidade inspira uns versinhos:

Salve data radiosa e querida!
Que traduz esperança, oração,
São passado na paz de uma vida
95 anos de amor-doação.

Monsenhor se entrega sorrindo,
É uma chama de vela a queimar.
Sem sentir os espinhos ferindo,
Se consome para iluminar.

Monsenhor é Cristo na terra
Ensinando o caminho da cruz,
Tem o dom, a palavra que encerra
A doutrina imortal de Jesus.

Neste dia de seu aniversário,
A beleza do céu se irradia,
Tanto tempo adorando e vivendo
A grandeza da eucaristia.

Monsenhor é arauto divino,
Sua prece é ordem de amor:
Ele traz lá do céu para nós
A presença real do Senhor.
Parabéns, Monsenhor. Saúde, alegrias. Que Deus conserve suas qualidades e lhe dê mais vida para que o senhor possa continuar nos rodeando com sua presença e orações.
Felicidades, mil felicidades!”

Texto: Victor Machado
Fotos: Luan Carlos Alves Gomes.