Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

70 anos Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Caratinga

17/07/2022 . Notícias da Diocese

Homenagem à Paróquia Nossa Senhora do Carmo no ano Jubilar
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, presente a setenta anos nesta Diocese de Caratinga.
Creio eu, cremos nós que a existência da Paróquia Nossa Senhora  do Carmo, é nesta diocese lugar de encontro, para experienciar a presença de Deus, fazendo- O amado.
Foi no exercício missionário que em 4 de setembro de 1951 os frades carmelitas descalços aqui chegaram. Aqui foram pouco a pouco se instalando.
Eram eles Frei Arcanjo de Santa Teresa e Frei Inácio de Santa Teresa Margarida que no primeiro momento se hospedaram no Palácio Episcopal, depois no Porão do Hotel São João e por necessidade e gratuidade no Colégio das Irmãs carmelitas da Divina Providência e ali além do apoio das mesmas, aprendiam a falar o português.
Quando se ama, tende-se a falar a linguagem do outro, para compreender e compartilhar o amor.
Em 1952, já com uma capelinha construída por Monsenhor Aristides Marques da Rocha, os frades- padres, missionários vindos da Itália já instruíam o povo de Deus dando lhes assistência espiritual. Aos que frequentavam a capela e aos que por ali passavam.

O terreno foi doado por José Miranda Lopes, em documento de 20 de maio de 1950, e assinado com o testemunho de Manoel Gonçalves de Castro e Sebastião Adão Rodão. A pequena igreja da Rua da Piedade, assim chamada, era já semente da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, que agora com parte do caminho feito recebe hoje homenagem. O tempo prossegue… Era ano de 1954, por aqui chega Frei Carlos de São José, com espírito empreendedor no desejo também de servir, formando o povo numa dimensão espiritual e intelectual.
Então, nossa Diocese é agraciada com a presença do Carmelo Descalço no trabalho com o povo de Deus.
Com a graça de Deus eles conseguiram uma casinha no B Esplanada e nela se instalam em 04 de novembro de 1954. Primeiro convento dos Carmelitas em Caratinga.
No início, os padres acompanhavam o bispo e o vigário episcopal, sendo confiada a eles a administração da Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, na Esplanada.
E a história da Paróquia vai se fazendo no exercício dos que vão administrando, no desejo e apoio do povo de Deus que por ali vai se achegando e colocando também sua dedicação e trabalho nesta obra.
Na necessidade em 1954 a igrejinha foi demolida para ser reconstruída, e assim as celebrações por um tempo aconteceram em um armazém, alugado.
Após tempo de trabalho em 20 de julho de 1957, foi oficializada a atual Matriz, que ainda não estava com as obras concluídas, mas já se podia celebrar na mesma o primeiro culto.
Em 10 de fevereiro de 1960, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário era legalmente criada e transferida para os carmelitas.
Mas como assim? Do Rosário? Não estamos tratando de homenagem a Paróquia Nossa Senhora do Carmo?
Do Rosário, De Lourdes, Aparecida, de Fátima ou de inúmeros títulos, a Paróquia é de Nossa Senhora, Maria, a mãe de Deus e nossa. Portanto está sob os cuidados dela.
Então, no dia 28 de janeiro de 1961, passaria a chamar a pedido dos carmelitas, NOSSA SENHORA DO CARMO.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, lugar do encontro com o Amado, lugar de encontro com Maria, encontro com a comunidade, encontro de silêncio, encontro de oração. Lugar de fazer a experiência da missão, num ato de louvor, serviço e adoração.
São quase setenta anos de história, às vezes a passos largos, às vezes a pequeninos passos.
Vale ressaltar com imensa gratidão neste longo tempo tantos párocos que deram sua contribuição Frei(s) Inácio Verona, Arcanjo Ruzzi, Roberto Bocca, Patrício Sciadini, Francisco Bechini, João Bonten, Raimundo Vieira, Agostinho José do Valle, Sebastião Leite, Alzinir Francisco Debastiani, Jorge Jacinto Correa, Francisco Edglê, Geraldo Luis Boletini, Antônio Junior, Marcos Hídeo Matsubara, Hudson Barcelos, Francinaldo Lustosa, Everaldo Pontes, Henrique Siqueira do Carmo, e por hora Geraldo Afonso. E todos os frades, assessores que por aqui passaram e estão atendendo o povo de Deus, sinalizando a intensidade da vida em união com Deus.
Também com total relevância recordar inúmeros leigos e leigas, cristãos comprometidos que deram as mãos nesta obra jubilar, fazendo com que de fato a Paróquia, comunidade de comunidade acontecesse de verdade.
Sem poder enumera-los, num instante de silêncio nossa gratidão ao povo de Deus que com tamanha fé e serviço contribuiu e contribui para a existência da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.
(…) Silêncio oportuno
Quantas lutas, quantas vitórias, quantos questionamentos, quantas decisões…
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, é viva, traz a peculiar espiritualidade carmelitana, trabalhos diversos expressos nas pastorais e grupos que com ênfase buscam amar mais o Bom Deus e fazê-lo amado, cada um na sua expressividade. Um trabalho árduo, um caminho… Caminho este que se faz a cada dia, na busca de aprendizagem com as outras paróquias, no contexto desta diocese hoje administrada pelo Bispo Dom Emanuel e seu conselho, e da igreja atual, assembleia reunida regida neste momento pelo Papa Francisco e todo Colégio Episcopal.
Igreja em saída, igreja peregrina.
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Igreja da Rua da Piedade, Igreja do Carmo, Igreja do Carmelo, igreja dos freis, Igreja do povo, Igreja nossa, igreja de Deus, lugar do encontro.

Em preparação, para celebrar o ANO JUBILAR, 70 anos de graça, graça divina…
Queremos agradecer, agradecer é um ato de amor.
E cremos que neste amor que Deus aqui nesta Diocese de Caratinga à Virgem Maria, consagrou…
Paróquia Nossa Senhora do Carmo!
Viva Nossa Senhora do Carmo!
Viva o ano Jubilar!
Viva Jesus Cristo!

Colaboração – Ana Maria e Giudete

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h