63ª Semana Eucarística do Santuário de Adoração .

27/06/2022 . Notícias da Diocese

Ao fim da tarde desta quinta-feira, 15 de junho, fiéis de toda a cidade de Caratinga (MG) começaram a se reunir na praça principal da cidade. A Catedral São João Batista viu-se lotada de fiéis que ali se reuniram para adorar a Jesus. Quinta-feira de Corpus Christi, às 17hs, o Santíssimo Sacramento é exposto para adoração. Logo após, o bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, junto aos sacerdotes, conduz o ostensório com a Eucaristia pelas ruas da cidade em direção ao Santuário de Adoração .

Milhares de fiéis tomaram as ruas de Caratinga, louvando e adorando a Jesus Cristo, presente na Eucaristia. Esta é uma procissão litúrgica, na qual todo cristão deve participar, para que se esteja em comunhão com toda a Igreja, já que esta é uma festa universal.

As ruas foram enfeitadas com os tradicionais tapetes, geralmente feitos de serragem colorida, além de outros materiais. Uma demonstração de júbilo e de alegria. Os tapetes nos remetem também com aquela ideia do Cristo quando entrou em Jerusalém, sendo aclamado como rei.

No Santuário, dom Emanuel Messias, concedeu a todos a benção do Santíssimo Sacramento. Em seguida, teve início a solene Celebração Eucarística, concluindo a 63ª Semana Eucarística do Santuário de Adoração .

CORPUS CHRISTI

No ano de 1246 esta festa foi instituída diante dos apelos de Santa Juliana, em cujas visões solicitam a instituição de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Porém, somente em outubro do ano de 1264 que o Papa Urbano IV estendeu esta solenidade para toda a Igreja. A festa é celebrada na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.

Esta festa recorda a nós que Jesus, para não nos deixar sozinhos ao voltar a Deus Pai, quis deixar esse alimento para nos fortalece.  “Jesus está presente na Eucaristia não apenas no momento da consagração e da comunhão, mas ele está presente na hóstia consagrada”, assinalou dom Emanuel Messias. Com esta ideia, a Igreja começou ao longo do tempo a guardar a hóstia consagrada para levar aos doentes, e posteriormente iniciou-se este momento de adoração e de louvor ao Santíssimo Sacramento.

Segundo o bispo, a Eucaristia é a coisa mais essencial da Igreja. “A Eucaristia é vida para nós. A realidade eucarística é um mistério muito profundo em que se celebra a Eucaristia celebrando não apenas relembrando aquilo que aconteceu com Jesus, mas celebrando o que aconteceu com Jesus. É a atualização do mistério da nossa fé, da morte e ressurreição de Jesus para a salvação do mundo”, assim enfatizou. Jesus presente na Eucaristia é uma realidade da nossa fé, Jesus está presente realmente através do símbolo do pão consagrado.

Dessa forma, nesta festa, já tão antiga, e que é tradição na Igreja, é um momento de agradecermos a Deus por se fazer primeiro homem para nos salvar, e posteriormente se fazer alimento para nos alimentar e fortalecer a nossa caminhada. Logo, o mais importante nesta festa de hoje é ressaltar o alimento sagrada, que nos fortalece e nos dá ânimo para nossa caminhada.

Na Eucaristia, é o próprio Cristo que se doa a nós em forma de pão e vinho para que possamos, enquanto na vida terrena, experimentar as maravilhas que Deus reserva para nós no céu.

SEMANA EUCARÍSTICA

Desde o dia 09 de junho, os fiéis puderam acompanhar no Santuário de Adoração, a 63ª edição da Semana Eucarística, que teve como tema “Por uma igreja Sinodal, comunhão, participação e missão”. O tema deste ano nos convida a fazermos da Eucaristia a nossa vida de fé, de cristãos, já que ela é pão que nos alimente e que nos fortalece neste caminho de Santidade. “É um convite que Deus nos faz, e que o Santo Padre, PAPA FRANCISCO convida  a todos os cristãos batizados, CAMINHAR JUNTOS ’. E a Eucaristia é esse pão que nos alimenta que nos fortalece na nossa caminhada para sermos bons discípulos, bons missionários vivendo esse projeto de santidade que o Senhor nos convida a todos a viver.

Durante a semana, pôde-se meditar sobre o tema referentes à sinodalidade, ligados à Eucaristia. Em Caratinga, a Semana Eucarística chegou com os padres sacramentinos. Com a chegada de padre Colombo, esta festa foi tomando esta grandeza na comunidade. Ela faz parte do carisma da congregação dos padres sacramentinos. Em todos os lugares onde estão presentes há este evento. “É um grande momento de aprofundarmos sobre a Eucaristia, e de celebrar, adorar”, assim disse padre Renivaldo Bruno, SSS, administrador paroquial do Santuário.

Avaliando esta 63ª edição a equipe organizadora disse que  houve uma boa participação dos fiéis, tanto aos finais de semana, quanto durante a semana. E ainda destacou a presença das paróquias nas celebrações eucarísticas. Todas as paróquias da cidade se fizeram presentes conosco.