5° Romaria das águas e da terra da Bacia do Rio Doce

06/09/2022 . Notícias Regionais

No dia 04 de setembro de 2022 ocorreu a 5° Romaria das águas e da terra da Bacia do Rio Doce no Santuário Senhor Bom Jesus de Matozinhos, cidade de Conceição do Mato Dentro – MG. À vista disso, estavam presentes todas as lideranças pastorais, sociais e ambientais, de toda extensão da Bacia do Rio Doce, especialmente o povo de Deus da Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira – Coronel Fabriciano. Acolhidos pela Diocese de Guanhães, o tema escolhido foi: “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e como lema: “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da mãe terra, das Águas e da Vida”.

O objetivo principal do evento foi fomentar em cada um de seus participantes o desejo de contribuir e renovar o compromisso de cuidado com a Vida. Por isso, reafirmando o compromisso de nossa Diocese de Caratinga, contamos com a presença de pessoas de todas as foranias, sendo elas; Inhapim, Caratinga, Manhuaçu, Ipanema, Carangola e Santa Margarida. Acompanhados pelo Padre João Batista, coordenador das pastorais sociais da Diocese, e os seminaristas Rivaldo Domiciano e Heleno Assis, alunos do segundo ano de filosofia.

Assim, o evento iniciou-se às 06h com a acolhida dos romeiros e romeiras. Logo após a mística de abertura, deu-se início a caminhada rumo ao Santuário Senhor Bom Jesus. Enfatizando que devemos nos colocar a serviço da vida e da esperança, em toda a extensão da Bacia do Rio Doce, para que, a partir dos pequenos e indefesos, todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10). Ela foi composta por diversos momentos significativos, a fim de que todos os presentes recordassem os crucificados de nossa Bacia, todos os atingidos e atingidas, certos de que “da cruz brota a vida e a salvação”.

A caminhada encerrou-se com o afincamento e benção do cruzeiro, que permitiu uma reflexão sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, sobre as vidas ceifadas pela Covid-19 e sobre as guerras ambientais. Outrossim, foi feita memória do sangue dos mártires da caminhada nas veias da mãe terra, de nossos rios e do coração pulsante de quem faz do luto a luta de cada dia. Por fim, pedindo ao Bom Jesus que conceda discernimento e coragem na missão de dar testemunho do “Evangelho da Vida”, ocorreu a celebração da Santa Missa presidida por Dom Otacílio, bispo da Diocese de Guanhães, e concelebrada por diversos padres das dioceses presentes.

Por isso, peçamos ao Nosso Senhor Bom Jesus que esse evento produza frutos em cada um de seus participantes, para que, assim, ele ensine a lutar por vida, dignidade e justiça, pois a Romaria é tempo de afirmação de propostas. Há caminhos promissores para construirmos uma “ecologia integral” (Papa Francisco), baseados na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja.

Oração da 5° Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce

Ó Bom Jesus, aos vossos pés, colocamo-nos, confiantes, para celebrar a 5° Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhidos em vosso Santuário, em Conceição do Mato Dentro, trazemos a dor e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, diante dos desmandos da mineração, do agronegócio, dos Monocultivos e do consumismo desenfreado, que ceifam vidas, levam, à exaustão, os bens da natureza, poluem a terra, destroem matas e rios, escravizam a mão de obra humana e alimentam uma economia a serviço do lucro e não da vida e dos povos. Sob a Vossa graça e bênção, fortalecem nossas esperanças e lutas, o testemunho de tantos profetas e profetizas, de ontem e de hoje, de perto e de longe, quais discípulos missionários que doaram suas vidas no anúncio do Evangelho da Vida, na defesa dos povos e do meio ambiente. Dai-nos coragem, discernimento e perseverança, para responder à altura, aos muitos desafios a serem enfrentados no compromisso com a vida, a dignidade e a justiça. Fazei-nos, ó Bom Jesus, instrumentos vossos a serviço da ecologia integral, guardiões da Casa Comum, para realizar vosso Plano de Amor, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a Vida, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do bem viver e do conviver, sinal do Vosso Reino de Vida, Verdade, Justiça e Paz.  – Amém!

A 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce é organizada pela diocese de Guanhães e pela Província Eclesiástica de Mariana com apoio da Adveniat.

Colaboração -Rivaldo Domiciano e Heleno Assis. –  Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário