3º Encontro Diocesano de Comunicação

17/11/2022 . Notícias da Diocese

Diocese de Caratinga realizou nos dias 12 e 13 de novembro o 3º Encontro Diocesano de Comunicação

No último final de semana, 12 e 13, a Pastoral da Comunicação- PASCOM de nossa Diocese de Caratinga/MG realizou o 3º Encontro Diocesano de Comunicação na Paróquia de Santo Estêvão, em Iapu/MG, com o tema “Escutar com o coração”, proposto pelo Papa Francisco na ocasião do 56º Dia Mundial da Comunicação Social.

O encontro começou no sábado, 12, pela manhã com um momento orante ministrado pelo Seminarista Evandro, que nos fez refletir sobre a caminhada como anunciadores que somos convidados a trilhar através do nosso batismo. Logo em seguida, Padre Ademilson Tadeu enriqueceu o encontro trazendo um tema de suma importância, “60 anos após Concílio Vaticano II: qual caminho seguir?”, a apresentação trouxe a comunicação na Igreja através do Documento “Inter Mirifica” até os dias atuais.

Em seguida, Rodrigo Magno, da comunidade Paulo Apóstolo, explanou sobre o tema levando a todos uma profunda reflexão sobre o processo de escuta de si mesmo para então conseguirmos escutar a Deus e ao próximo. Após o almoço o Padre Bismarque Maciel apresentou sobre os diversos ministérios dentro da Igreja, em suas diferentes dimensões, trazendo a todos a importância dos leigos e leigas como anunciadores da Boa Nova.

O coordenador Diocesano de Comunicação trouxe dois momentos em seguida, sobre o papel do comunicador e os seus desafios em nossa Diocese, e sobre a interatividade do mundo digital com o presencial, trazendo temas importantes como os riscos das redes sociais para a Igreja. Após, Larissa Mota, assistente social e coordenadora da Pastoral Carcerária, levou a todos viajar e refletir sobre a inclusão na Igreja, em suas pastorais e movimentos, os desafios para incluir e evangelizar as pessoas com deficiências e transtornos. O dia finalizou com uma linda adoração ministrada pelo Ministério de Música da Paróquia Santo Estêvão e pelo Assessor Diocesano da Pastoral, Padre Dione Leandro.

O domingo, dia 13, iniciou logo cedo com a Celebração Eucarística as 7h, celebrada pelo Padre Dione, em seguida todos foram para o salão, onde nosso Bispo Diocesano Dom Emanuel apresentou um grande momento de estudo da Palavra de Deus para nos ensinar sobre o processo de encontro com o próximo, assim como Jesus fez ao longo de sua vida. E para finalizar o encontro, Padre Dione Leandro nos ensinou que devemos sempre priorizar em nossa caminhada pastoral a comunicação do Sagrado, colocá-lo sempre como a centralidade de nossas atividades e de nossa vida.

Colaboração – Cainã Silveira – Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação