3º dia – Assembleia Diocesana de Pastoral – Clero diocesano

07/07/2022 . Notícias da Diocese

O terceiro dia da Assembleia, iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Diretor do Arquivo Diocesano e pároco emérito da Catedral, Mons. Raul Mota de Oliveira.
Durante o período da manhã foram estudados os pilares da Caridade, com a assessoria do Pe. Jamir Pedro Sobrinho (pároco da Paróquia de Santa Margarida de Antioquia em Santa Margarida/MG), e o pilar da Ação Missionária com o Pe. Valcy Ribeiro Soares (pároco da Paróquia de Santa Bárbara em Santa Bárbara do Leste/MG) e Pe. Raniel Carlos de Freitas (reitor do Seminário Propedêutico São José e pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em Ubaporanga/MG).
Após as exposições dos temas foi aberto um momento para as contribuições dos presentes.
Na parte da tarde houve o encontro das foranias para as reações e sínteses das duas temáticas trabalhadas pela manhã, as quais foram apresentadas, posteriormente, em plenário.
Na ordem do dia, os forâneos, juntamente com Dom Emanuel, Pe. Patrício e um representante dos seminaristas, reuniram-se para a confecção de uma carta para o Povo de Deus sobre a Assembleia Diocesana de Pastoral.

Ainda na tarde deste 3º dia, os forâneos, juntamente com Dom Emanuel, Pe. Patrício e um representante dos seminaristas, reuniram-se para a confecção de uma carta para o Povo de Deus sobre a Assembleia Diocesana de Pastoral. Esta carta foi apresentada, para a assembleia na manhã desta quinta-feira, dia 07, depois de correções, cortes e acréscimos sugeridos, ela foi aprovada pelos membros da Assembleia e será encaminhada a todo o povo de Deus da Diocese de Caratinga.

Em tom de fraternidade e sinodalidade, a Assembleia foi concluída com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Emanuel Messias, bispo diocesano. Segue abaixo a carta que sintetiza e anima as comunidades a colocarem em prática as definições alcançadas  em cada um quatro pilares que sustentam a vida da Igreja.

Mensagem ao Povo de Deus da Diocese de Caratinga

O Presbitério da Diocese de Caratinga unido a seu Bispo, Dom Emanuel Messias de Oliveira, Seminaristas do Curso Teológico e Religiosos, em Assembleia Pastoral, entre os dias 04 a 07 de julho de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB – 2019 a 2023 – e do Magistério do Papa Francisco, se reuniu para aprofundar o Encarte do nosso IX Plano Diocesano de Pastoral, elaborado pelo CPD (Conselho Pastoral Diocesano), com o objetivo de avaliar e planejar a evangelização de nossa Igreja Particular.

Em clima de sinodalidade – comunhão, participação e missão – estudamos os quatro Pilares da construção da Casa-Comunidade, a saber: Pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão. Constatamos muitos avanços, na caminhada de nossas comunidades paroquiais, que, mesmo diante dos impactos da pandemia e dos desafios atuais, continuam seus trabalhos.

No Pilar da Palavra, acentuamos a prioridade da Palavra de Deus, a reanimação dos Grupos de Reflexão e a necessidade de continuar investindo na formação bíblico-teológico-pastoral de todo o povo de Deus. Orientamos que todos os encontros e reuniões comecem com a leitura orante da Bíblia.

No Pilar do Pão, reconhecemos que as nossas Comunidades, em sua grande maioria, vivem da Celebração Dominical da Palavra e destacamos a importância da unidade entre Liturgia e Catequese com inspiração catecumenal, bem como a formação para a celebração dos Sacramentos, especialmente, da Eucaristia. Sentimos a necessidade de implantar a Comissão Diocesana de Liturgia e do fortalecimento da pastoral litúrgica nas paróquias.

No Pilar da Caridade, valorizamos as pastorais sociais, as campanhas feitas em momentos de calamidades (pandemia, enchentes…) e em prol das instituições e associações de caridade, que promovem a dignidade da pessoa humana. Incentivamos a ecologia integral, o enfrentamento à mineração predatória e o acompanhamento das políticas públicas, visando uma melhor qualidade de vida.

No Pilar da Ação Missionária, salientamos o cuidado com o dinamismo missionário na vida da Comunidade. Cristo é o Missionário do Pai e, com alegria, contribuímos em sua missão evangelizadora. Acolhemos a proposta do Papa Francisco de ser “Igreja em saída” para as periferias geográficas e existenciais, que vá além das pastorais/movimentos, dos templos, dos salões, das paróquias e da diocese.

Louvamos e agradecemos a Deus pela beleza, leveza e riqueza da Assembleia, no conteúdo, na participação, no envolvimento e entrosamento de todos. Sendo assim, conclamamos todo Povo de Deus da Diocese de Caratinga a continuar vivendo como Igreja sinodal, sustentada nos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

Que a Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, e São João Batista, Padroeiro de nossa Diocese, lâmpada que arde e ilumina, intercedam a Deus por todos nós!

Caratinga-MG, 07 de julho de 2022.