3°EAC da Paróquia de São Sebastião do Sacramento

11/09/2023 . Notícias da Diocese

O EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) é um movimento da Igreja pensado para todo e qualquer adolescente, entre 13 e 17 anos, que deseja encontrar-se mais profundamente com a pessoa de Jesus Cristo. O adolescente é um ser em crescimento. Nessa etapa da vida, a pessoa começa a formar as bases do seu pensamento, do seu comportamento frente aos desafios da vida; em suma, ela vai formando aquilo que será no futuro. A Igreja, perita em humanidade, como boa mãe, vê nesse momento da vida do adolescente uma oportunidade para fomentar os valores cristãos em seu coração.

Por isso, o EAC, a serviço da Igreja, tem a missão de ir ao encontro do jovem adolescente, a partir das diversas iniciativas que promove na paróquia, para que ele se encontre com Cristo.  O Encontro é feito pelos adolescentes e para eles, mas conta com a colaboração direta da orientação dos casais de nossa comunidade paroquial. Os casais (os quais são chamados de tios) são responsáveis por proporcionar segurança aos jovens, dando-lhes o exemplo de uma vida familiar madura, que se interessa pelas coisas de Deus, muito necessária para a formação da perspectiva familiar do adolescente.

OBJETIVO

O principal objetivo do EAC é proporcionar um encontro que seja capaz de resgatar no adolescente a alegria em ser de Deus, isto é, o reconhecimento em si que é um filho muito amado do Pai, e que não obstante o seu regresso e por vezes até o afastamento da casa de Deus, o Pai o recebe de braços abertos e festeja entusiasmado. O início do encontro com Cristo se dá em um retiro, onde os jovens que já o fizeram anteriormente, agora servem com grande amor e reconhecimento daquilo que Deus fez em suas histórias a partir desse evento. Após isso, são realizados outros eventos: encontrões, reuniões de círculo, luau, passeios ciclísticos, e até mesmo a ajuda direta à paróquia com as barraquinhas em tempo de festa. Assim, o jovem adolescente é inserido na comunidade e abraça com os demais jovens de nossa paróquia a missão de testemunharem o encontro com Jesus para que outros dos seus amigos também queiram fazer a mesma experiência de fé.

3°EAC da Paróquia de São Sebastião do Sacramento

Entre os  dias 9 e 10 de setembro foi realizado o 3°EAC da Paróquia de São Sebastião do Sacramento.

O encontro contou com a participação de 68 encontristas, e os demais adolescentes que ajudaram no decorrer do evento juntamente com os outros colaboradores.

O EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo)  da Paróquia Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste, também, esteve ajudando na realização deste encontro.

Os paroquianos de Sacramento estiveram empenhados para que tudo ocorresse bem no decorrer destes dois dias de oração, louvor, pregações, convivência, e, sobretudo, de encontro com os irmãos e irmãs.

O encontro foi concluído com a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco Pe. Paulo Alexandre e a participação dos diáconos Evandro e João Paulo.

O pároco agradeceu o empenho de todos para a realização do 3°Eac e reafirmou aos adolescentes a beleza que é encontrar-se com Cristo e permanecer em seu caminho.

A matriz de São Sebastião ficou repleta de fiéis, provenientes das diversas comunidades da paróquia, ficaram emocionados com a alegria contagiante dos adolescentes.

Colaboração- Diácono João Paulo