2º dia – Assembleia Diocesana de Pastoral – Clero diocesano

06/07/2022 . Notícias da Diocese

O segundo dia da Assembleia do clero, iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. José Carlos de Oliveira.

Na manhã deste dia foram estudados os pilares da Palavra, com a assessoria do Ir. Denilson Mariano SDN, e o pilar do Pão, com o Pe. Ademilson Tadeu Quirino.

O primeiro e mais importante pilar, diante da constatação de uma crise de fé presente em muitos de nossos batizados, que não conhecem e não aprofundam a vivência cristã como discípulos de Jesus Cristo, é a Palavra. Todo cristão deve aproximar-se da Palavra como um filho que escuta o Pai. Ela não é como as outras palavras. Esta precisa ser acolhida e interiorizada. Ela é fundamental para orientar o caminho, sentido de viver. No itinerário da Iniciação à Vida Cristã, há um momento de entrega solene da Palavra, no início das etapas, pois ela é a alma de toda evangelização, em toda vida e em todas as circunstâncias. “O importante é o encontro com a Palavra que muda a vida e dá sentido ao ser e agir de quem é cristão, corrigindo posturas e aderindo ao modo de ser, de pensar e de agir de Jesus Cristo. O Evangelho passa a ser o critério decisivo para o discernimento em vista da vivência cristã” (CNBB, DGAE, n. 92).

O pilar do pão tem como finalidade desenvolver os aspectos da liturgia e da espiritualidade, tendo, como referência bíblica, o texto dos Atos dos Apóstolos 2,42: “Eles eram perseverantes (…) na fração do pão e nas orações”. Deseja ressaltar a importância da comunhão fraterna, da esperança, da presença, da acolhida das pessoas, do cuidado e do afeto pelos outros. “A comunidade eclesial, como casa que nutre seus filhos, é sustentada pela oração. Na comunidade de fé, cultiva-se uma verdadeira vida de oração enraizada na Palavra de Deus, tendo, em Jesus Cristo, o orante por excelência e, na Oração do Senhor, o paradigma de toda oração. Pela oração cotidiana, os membros da comunidade se sentem consolados, redescobrem sua dignidade de filhos e filhas de Deus, tomam consciência de que são colaboradores de Deus na missão e são impelidos a saírem ao encontro das pessoas e à prática da misericórdia” (DGAE 2019-2023, n. 95).

Após as exposições dos temas foi aberto um momento para a contribuição dos presentes.

Na parte da tarde houve o encontro das foranias para as reações e sínteses das duas temáticas trabalhadas pela manhã, as quais foram apresentadas, posteriormente, em forma de plenário.

À noite foi um exibido o filme “Luta pela fé: a história do padre Stu” para os presentes, favorecendo a convivência e o descanso.

Colaboração – Marcio Antonio – Seminarista –

– João Paulo Gonçalves Roriz – Seminarista