29ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB – Regional Leste 2: Cristãos Leigos e Leigas: Anúncio, Missão e Testemunho

29/08/2024 . Notícias da Diocese

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – Regional Leste 2, um organismo que congrega os cristãos leigos e leigas, realizará a 29ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2024, na Diocese de Caratinga, na cidade de Manhuaçu.

Para a 29ª AGO, o tema escolhido é “Cristãos leigos e leigas: anúncio, missão e testemunho”, com a iluminação bíblica baseada no versículo “Vocês também darão testemunho de mim!” (Jo 15,27). Este tema foi inspirado pela palavra “Testemunho”, parte da trilogia em preparação ao Jubileu de Ouro do CNLB: profecia, testemunho e memória. O secretário geral do CNLB, Márcio, destacou que o compromisso batismal de continuar a missão de Jesus chama todos a testemunhar no Reino e na sociedade. A iluminação bíblica aponta para a profecia, instando os fiéis a não se calarem diante dos males sociais, mas a testemunharem as ações de Jesus. A presidente do CNLB – Regional Leste 2, Leci Nascimento, enfatizou a importância de falar e testemunhar os valores do Evangelho em meio aos desafios, como os ataques à mineração no estado e a vida ameaçada das mulheres e jovens. Durante a Assembleia, será realizada uma análise de conjuntura social, política e eclesial do Brasil, com ênfase no estado de Minas Gerais, iluminada pela Palavra de Deus.

Temas como ecologia integral, justiça social e sinodalidade serão abordados em mesas redondas e filas do povo. Celebrações Eucarísticas, momentos de oração e místicas contribuirão para a vivência da espiritualidade. No final, será elaborada uma carta de compromissos a partir das seis oficinas que serão realizadas na Assembleia. O secretário do Organismo no Regional Leste 2, Leonardo Moura, afirmou que o tema central ajudará os cristãos leigos e leigas mineiros a partir do encontro com Jesus Cristo, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia. Cada participante é chamado a testemunhar sua opção pelos mais pobres, refletindo sobre sua vocação à profecia, anunciando o projeto divino e denunciando os sinais de morte que impedem a vida plena para todos.

Por: Leonardo Moura – (Secretário do CNLB – Regional Leste 2)