25 anos – Pastoral Afro Brasileira – Encontro Diocesano

03/12/2021 . Notícias da Diocese

A Pastoral tem por objetivo sensibilizar as comunidades de fé a igreja como um todo, para o conhecimento das questões afro-brasileiras, animar os grupos negros católicos existentes, incentivar o surgimento de novos grupos que busquem sua identidade numa sociedade e Igreja plurais.

Encontro Diocesano da Pastoral Afro-brasileira aconteceu virtualmente na Diocese de Caratinga, com presença de Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo Diocesano de Caratinga e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e responsável pela Pastoral Afro-brasileira na CNBB , Dom Zanoni conduziu a palestra no primeiro dia do encontro com o  tema “ A dignidade acontece na luta por direitos, numa igreja sinodal”.

Com presença de representantes leigos, padres, seminaristas e religiosas, o encontro trouxe também a celebração dos 25 anos da Pastoral Afro no Brasil, com a presença de Pereira da Viola na abertura.

Padre José de Fátima, assessor Diocesano da Pastoral Afro-brasileira se sentiu muito feliz com a participação e envolvimento de todos.

O encontro aconteceu nos dias 01 e 02 de dezembro de 2021. No primeiro dia tivemos a palestra com Dom Zanoni e no segundo dia os encaminhamentos da Pastoral Afro-brasileira na Diocese de Caratinga, construindo o calendário para 2022.

Foi um momento muito especial de renovação da esperança e construção de propostas e encaminhamentos para 2021.