25 ANOS DE CRIAÇÃO DO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO SÃO JOSÉ

05/03/2023 . Notícias da Diocese

Com alegria, no dia 28/02, na Paróquia São Domingos de Gusmão, aconteceu a Celebração Eucarística em comemoração aos 25 anos de criação do Seminário Propedêutico São José e abertura do ano vocacional.

Há 25 anos o Seminário Propedêutico São José teve sua criação para contribuir com a formação de qualidade presbiteral de nossa diocese na cidade de Entre Folhas -MG, no dia 02 de fevereiro de 1998 conforme o decreto de criação e assinado pelo então bispo diocesano dom Hélio Gonçalves Heleno.

E no dia 28 de fevereiro de 1998 foi iniciado o processo de formação da primeira turma, com 11 seminaristas, tendo como reitor o padre José Moreira Bastos neto.

Após 2 anos para melhor atender as necessidades da diocese de Caratinga foi transferido para a cidade de Ubaporanga -MG,  Conforme o decreto datado em dia 02/02/2000, até os dias de hoje.

Presidida por dom Emanuel Messias de Oliveira; concelebrada por padre Raniel Carlos reitor do seminário propedêutico, padre Elias Garcia diretor espiritual, vários outros padres da Diocese de Caratinga, padre Fabiano e padre Ricardo da Diocese de Governador Valadares também  Monsenhor  João Alves Guedes da Arquidiocese de Niterói – RJ.

Em sua homilia dom Emanuel destacou sobre o início do ano vocacional “ Deus chama cada um de nós. Através do batismo, da família, da vida vocacional, das pastorais e movimentos. E hoje louvamos a Deus por 25 anos deste seminário”.

Ao final da Celebração Eucarística o reitor do seminário propedêutico São José, padre Raniel Carlos agradeceu a Deus, ao nosso bispo dom Emanuel, aos padres, aos professores, aos seminaristas, a Paróquia São Domingos de Gusmão e a todos os fiéis leigos e leigas pelas orações e contribuições.

Texto –  Pascom São Domingos de Gusmão

Foto – Natanael – SDNS