24 DE JUNHO – FESTA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA- PADROEIRO DA DIOCESE DE CARATINGA

25/06/2023 . Notícias da Diocese

Aconteceu no dia 24 de junho de 2023 a missa solene da Natividade de São João Batista, padroeiro da Diocese de Caratinga.

A celebração reuniu o clero, religiosos e leigos de várias paróquias na igreja Catedral para bendizerem a Deus pela missão evangelizadora nesta Igreja particular. Toda a vida de São João Batista, desde o seu nascimento, foi dedicada ao anúncio do Cristo que deveria vir depois dele. Inspirada pela memória da Natividade do precursor – e com a sua intercessão – a Igreja diocesana continua se empenhando em testemunhar a presença de Jesus Cristo no meio de todo o povo de Deus através da constante ação do Espírito Santo.

Em sua homilia, Dom Emanuel Messias, bispo diocesano, lembrou as maravilhas realizadas por Deus na vida de um casal estéril, Zacarias e Isabel , pais de João Batista. Deus sempre abre possibilidades onde as pessoas não conseguem perceber nenhuma.

A Natividade de João Batista atesta, de fato, que Deus faz brotar vida de circunstâncias que aos olhos dos homens parecem impossíveis. Daquele casal que, na opinião da sociedade da época, não fora digno da graça divina, Deus fez nascer aquele enviado por Ele mesmo para endireitar os caminhos do Senhor. O próprio nome do menino, João, manifesta a benevolência e a graça de Deus.

Na Celebração Eucarística, ocorreu também a posse dos membros do Tribunal Eclesiástico para as causas de Nulidade Matrimonial da Diocese, antecedida pela Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico.

O Papa Francisco, por meio do Motu Próprio Mitis Iudex Dominus Iesus, determinou que os Bispos em suas dioceses criassem o Tribunal Eclesiástico afim de dar maior rapidez aos processos e reduzir o valor das custas judiciais.

No dia 22 de maio de 2023, atendendo a esse apelo, Dom Emanuel Messias, erigiu o Tribunal da Diocese de Caratinga.

Nomeou como presidente do mesmo o Padre Reginaldo Pires Amâncio, que assume a função de Vigário Judicial da Diocese de Caratinga; o Padre Bismarque Maciel de Oliveira e o Padre Anderson Antônio de Sousa (da Diocese de Governador Valadares), para a função de juízes do Tribunal; e o Padre Agrimaldo José Teixeira para a função de Defensor do Vínculo. As causas de Nulidade Matrimonial serão julgadas na Diocese de Caratinga assim que ela obter a confirmação da Santa Sé, por meio do Tribunal da Assinatura Apostólica.

De acordo com o Padre Reginaldo Pires Amâncio, “espera-se, com a criação desse Tribunal, cumprir o que é pedido pela Igreja, conforme indica o Papa Francisco, e favorecer o acesso de mais pessoas aos tribunais da Igreja, para que conheçam e possam confiar nesse meio para retornarem à plena comunhão com Igreja e aliviar o fardo que muitos carregam, por uniões fracassadas. Todos os esforços nesse sentido estão sendo dados e muito brevemente a Diocese de Caratinga oferecerá, além de um local adequado para o Tribunal, formas e meios que favoreçam àqueles que buscam estar em paz com a sua consciência e com a Igreja”.

Que São João Batista, pregador da verdade e da conversão, interceda pela Igreja diocesana, para que sempre encontre formas de fazer o Cristo presente na vida de toda essa porção do povo de Deus!

Por Gabriel Teixeira Silva