2° Encontro das Congregações Religiosas Femininas

12/10/2024 . Notícias da Diocese

Neste ano de preparação para o Ano Jubilar, as Congregações Religiosas Femininas, da Diocese de Caratinga/MG realizaram o 2° Encontro com o recém chegado e zeloso Bispo Dom Juarez.

O encontro foi realizado nem Caratinga, no último dia 10 de Outubro, no Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças.

As 5 Congregações que se fizeram representar, foram Irmãs Gracianas, Irmãs de Nossa Senhora  de Fátima, Missionárias de Cristo, Sacramentinas de Nossa Senhora, Serva de Maria do Brasil e as Irmãs Beneditinas(recém chegadas na Diocese).

O encontro teve como temática o APROFUNDAMENTO DA REALIDADE VOCACIONAL, no qual aprofundou  a realidade das vocações em cada Instituto ou Congregação e foram traçadas algumas ações para o trabalho vocacional, que devem ser  realizados na diocese para que favoreça todas as congregações e contemple todas as paróquias. É preciso resgatar o SAV diocesano e paroquial iniciativa que já está sendo pensada e trabalhada na realidade diocesana.Segundo Dom Juarez, em suas visitas pastorais percebeu ser essa uma preocupação geral. Em pequenos grupos pudemos discutir e propor caminhos para esse desafio já alertado por Jesus, no evangelho, quando nos orienta a pedir ao Pai, operários/as para a messe.Muitas e boas ações foram traçadas a fim de melhor dinamizar o SAV(serviço de animação vocacional) em seus diversos níveis e assim criar uma CULTURA VOCACIONAL na Diocese e nas Paróquias.

Algumas ações que poderemos realizar no próximo ano como:

*Feira vocacional;

*Divulgação das congregações nas rádios;

*Mês vocacional promover as vocações de cada domingo com bate-papo online

*Fortalecer a Pastoral vocacional nas paróquias

*Oração vocacional nas Missas e ou canto vocacional para ação de graças pós comunhão;

*Realizar encontros vocacionais a nível de forania.

Foi uma manhã de partilha e bênção para a Vida Religiosa Consagrada feminina presente em nossa diocese. O bispo atento, anotava cada sugestão apresentada, na certeza de que um Bom Plano de Trabalho nascerá como fruto desse Encontro para fortalecer a Pastoral Vocacional em toda a extensão da Diocese, a fim de dar continuidade à missão de cada congregação.

Colaboração – Texto – Irmã Uedicácia – Servas de Maria e Irmã Eva Maria – Sacramentina de Nossa Senhora

Foto- Irmã Carla – Missionária de Nossa Senhora das Graças