15ª Romaria do Terço dos Homens em Aparecida tem participação da Diocese de Caratinga

17/02/2023 . Notícias da Diocese

A 15ª Romaria do Terço dos Homens aconteceu entre os dias 10 a 12 de fevereiro no Santuário Nacional, em Aparecida (SP). Este ano com o tema: “Terço dos Homens: Vocações para a Igreja”, e o lema: “Vocação Acertada, Vida Feliz”. Ambos, em consonância com a iniciativa do Ano Vocacional 2023 no Brasil, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O movimento consiste em grupos de homens que se reúnem para rezar o terço, em paróquias e comunidades da Igreja Católica de todo o Brasil. As orações e reflexões do Terço dos Homens buscam estar em sintonia com a comunidade eclesial.

As atividades do evento foram iniciadas na noite de sexta-feira, 10, às 19h30, com a missa de abertura no Altar Central da Basílica.

Ainda na sexta-feira, após a celebração, uma procissão luminosa foi realizada até o Seminário Santo Afonso, no centro da cidade. Na sequência, a partir das 23h, os grupos oracionais se reuniram em vigília na Capela do Santíssimo, interna à igreja.

No sábado, 11, a programação incluiu missa campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h; Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central, às 14h; show musical Canções de Amor e Fé, no pátio das Palmeiras, a partir das 20h30.

No domingo, 12, a missa de envio da Romaria aconteceu às 8h, no Santuário. O encontro encerrou às 18h, com missa no Altar Central da Basílica.

A Romaria do Terço dos Homens é considerada a maior romaria acolhida, anualmente, na Basílica de Aparecida. Em 2020, 80 mil devotos de todo o país se reuniram no encontro.

Gesto concreto

Durante o evento, os participantes foram motivados a realizar um gesto concreto, com a doação de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal. A entrega dos itens foi feita na Secretaria de Pastoral, nos três dias, das 7h às 18h.

As doações serão repassadas a entidades da região, cadastradas no Núcleo de Serviço Social do Santuário de Aparecida.

Um grupo de homens e mulheres da Diocese de Caratinga embarcou na quinta-feira, 09 de fevereiro, em direção à Casa da Mãe Aparecida. Mais de 700 participantes do Terço dos Homens da Diocese de Caratinga, somando ao todo mais de 15 caravanas de toda a diocese. Destaque para a participação das foranias de Caratinga, Inhapim, Santa Margarida, Manhuaçu com várias caravanas.

Pe. Antônio Maurilio, pároco da Paróquia Sant’Ana em Imbé de Minas foi acompanhado as caravanas e concelebrou a missa de sábado dia 11 de fevereiro, pela manhã, no Santuário Nacional de Aparecida.

Um momento também de agradecer pela vida e pela vivência do Terço.

Colaboração-  Walter Marques (Waltinho fotógrafo) Terço dos Homens de Manhuaçu

João – Terço dos Homens – Equipe Diocesana