10 anos de vida sacerdotal de Frei Ronan Siqueira, OCD e acolhida dos vocacionados

16/12/2021 . Notícias da Diocese

No dia 12 de dezembro de 2021, Festa dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, a Província São José celebrou os 10 anos de vida sacerdotal de Frei Ronan Siqueira, OCD e acolheu 10 (dez) jovens que continuarão a caminhada vocacional na Ordem dos Carmelitas Descalços, na etapa do Postulantado. A cerimônia aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Caratinga, as 19 horas.

O pré-noviciado, também chamado de postulantado é um tempo de graça de Deus dentro da formação humana, comunitária e de reflexão, prepara os formandos para entrarem no noviciado, conforme as Constituições da congregação. O pré-noviciado compreende também um tempo especial de reflexão, de vivência mais intensa da vida em comunidade e aprofundamento de temas pertinentes à vocação religiosa.

A vocação sacerdotal requer além de desprendimento pessoal em vista do chamado, uma atenta escuta ao apelo do Senhor. Neste sentido, se faz necessário que o vocacionado responda com total e irrestrita humildade ao convite de deixar tudo por causa do Evangelho. Deixar suas propriedades, seus sonhos, suas aspirações em detrimento de algo maior, é num princípio comparativo a missão do estanho que representa a caminhda de Frei Ronan Siqueira, OCD.

Durante a celebração da abertura do Postulantado e dos 10 anos de ordenação diaconal de Frei Ronan, a Província de São José concedeu ainda os ministérios do Leitorado e Acolitado dois jovens frades filhos de nossa diocese: Frei Rafael e Frei Felipe.

As instituições ao leitorado e acolitado são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, e estando aptos vão dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa.

A Ordem manifestou ainda em plataformas digitais que se alegra pela profissão religiosa, votos simples, de seis irmãos, frei Halan, frei Maxmiliano, frei Elton, frei Guilherme Souza, frei Guilherme e frei Jonathan.

Rezemos pelos nossos irmãos para que sejam dóceis ao Espírito Santo e fervorosos seguidores de Cristo no carisma Teresiano. Que Deus os conduza e confirme em sua vocação para que sejam santos e fervorosos seguidores de Cristo no Carmelo Descalço.

Colaboração – Frei Ronan Siqueira  e Facebook Província de São José e Paróquia Nossa Senhora do Carmo.