1° Experiência Vocacional Missionária Nacional – Pés a Caminho, em Manaus-AM

06/01/2023 . Notícias da Diocese

De 05 a 17 de janeiro deste ano civil, em sintonia com o III Ano Vocacional Nacional proposto pela CNBB, acontece a 1° Experiência Vocacional Missionária Nacional – Pés a Caminho, em Manaus-AM, com o tema: “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo”, e, lema: “Cristo aponta para Amazônia”.

Quatro seminaristas e um padre da nossa Diocese de Caratinga-MG, faz parte dessa rica experiência missionária em terras Amazônicas.

São : Padre Patrício (Econômo do SDNSR), Bruno Kened (4° ano de Teologia), Jean Carlos (3° ano de Teologia), Reginaldo Fernandes e eu, Evandro de Pádua (ambos, terminamos o período de formação no Seminário).

O objetivo principal dessa Experiência Vocacional Missionária, é “oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir, na prática, que a experiência missionária, além de ser elemento do processo de crescimento humano e espiritual, é também um valioso e indispensável meio para a formação de mentalidade e coração missionários do seguidor de Jesus Cristo” (Manual Missionário, p.9).

Todos nós viemos com coração aberto para essa nova realidade missionária eclesial, muito diferente da nossa realidade já experimenta em nossa diocese.

Somos inúmeros seminaristas, padres, religiosos, e bispos das diversas Dioceses de todas as regiões do Brasil.

No início desses dias, teremos a oportunidade de participar de algumas formações a respeito da realidade eclesial amazônica.

Logo, nos próximos dias, todos nós seremos enviados para as paróquias e comunidades ribeirinhas para vivermos a missão nas áreas mais desafiadoras e carentes.

Assim, vale lembrar que, a Igreja é missão.

Toda missão é vivenciada no dia a dia e não somente em momentos como este.

É necessário que assim tenha continuidade, em nossas comunidades.

Cada pessoa é chamada a ser missionária, pois a missão é o eixo que nos move e que move a comunidade eclesial.

A todos os senhores da nossa amada Diocese de Caratinga, pedimos: rezem por nós! Rezem por essa Experiência Vocacional-Missionária, para que sejamos todos, missionários enviados do Pai e acolhedores das diversas expressões da alegria do encontro com os outros.

Colaboração – Evandro de Pádua