23/01/2023 . Notas Oficiais

Nomeação do Revmo. Pe. Joaquim Rocha de Calais pároco da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Leste, MG

Livro XIII de Protocolos; Folha 38; Número 293

DOM EMANUEL MESSIAS DE OLIVEIRA
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Bispo de Caratinga
Aos que esta Provisão virem, saudações e bênçãos no Senhor!

Com a nomeação do Revmo. Pe. Valcy Ribeiro Soares para a Paróquia de Santa Luzia, a nós cumpre prover a Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Leste, MG, de idôneo sacerdote que cuide do bem espiritual de seus fiéis.
Conhecendo a capacidade e idoneidade do Revmo. Pe. Joaquim Rocha de Calais, havemos por bem nomeá-lo Pároco da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Leste, MG, com todos os direitos e deveres que, por direito comum e particular, competem aos Párocos.
Como Pároco, deverá exercer o cuidado pastoral dessa comunidade paroquial, sob a autoridade do bispo diocesano, exercendo o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação de outros presbíteros ou diáconos e com o auxílio dos fiéis leigos (cf. cân. 519, 528-530, 533-534). Deverá também representar a Paróquia de Santa Bárbara em todos os negócios jurídicos, cuidando que os bens da Paróquia sejam administrados de acordo com as prescrições do direito (cf. cân. 532, 1281-1288).
Esta Provisão será lida publicamente, na ocasião da posse, e registrada no Livro de Tombo, comunicando-se à Cúria Diocesana a realização de todos os atos prescritos.
Que os amados Fiéis da Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Leste, MG, acolham e ajudem Pe. Joaquim Rocha de Calais nas obras de apostolado, com grande zelo e amor em prol do incremento do Reino de Deus.
E, desejando-lhe frutuoso ministério, concedemos-lhe nossa Bênção!
NOTIFIQUE-SE a quem de direito, publique-se e arquive-se.
DADO E PASSADO em nossa Cúria Diocesana, nesta Cidade Episcopal de Caratinga, sob o Nosso Sinal e Selo de Nossas Armas, aos 23 de janeiro de 2023.

Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo Diocesano