Dom José Moreira Bastos Neto

TRAJETÓRIA

Dom José Moreira Bastos Neto nasceu em Simonésia, em 25 de janeiro de 1953, filho do Sr. José Moreira Bastos Filho, já falecido, e da Sra. Emília de Paula Bastos, tendo como irmãos Joaquim, também já falecido, Maria de Fátima e Maria Lúcia.

Dom Moreira cursou o Ensino Fundamental em Simonésia, nas escolas Padre Miguel e São Simão. Em 1971, foi para o Seminário em Caratinga, onde cursou o 2º grau e os cursos de Filosofia e de Teologia. Na Faculdade de Caratinga (Fafic), cursou História. Em 1977, recebeu o Leitorado e, em 1977, o Acolitato, seguido do Diaconato em 1978.

Foi ordenado Padre em 28 de Outubro de 1979, pela imposição das mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno que, naquela data, realizava sua primeira ordenação. A primeira Missa celebrada pelo Pe. José Moreira foi na Igreja Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu, , no dia 4 de novembro de 1979. Atuou nas paróquias de Divino, Caratinga (Seminário N. Sra. do Rosário), Tarumirim, Santo Antônio do Manhuaçu, Conceição de Ipanema, Chalé, Carangola, Faria Lemos, Entre Folhas, Santa Rita de Minas e Vilanova (distrito de Manhuaçu).

Foi representante dos presbíteros no Regional Leste II da CNBB, ecônomo do seminário, assistente da Pastoral da Juventude, assistente das Comunidades Eclesiais de Base, representante dos seminários no Regional Leste II e nacional, membro do Conselho Presbiteral e do Conselho dos Consultores.

Eleito bispo da Diocese de Três Lagoas em 7 de janeiro de 2009, teve sua sagração episcopal em 19 de abril e tomou posse em sua Catedral em 3 de maio daquele ano.