Diocese de Caratinga

Rádio Eclesia

Criação da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Caparaó

27/06/2023 . Notícias da Diocese

Na bela tarde de domingo (18/06) a Comunidade Santo Antônio, na cidade de Caparaó – MG, foi elevada à Paróquia. A Missa de Instalação canônica foi presidida por Dom Emanuel Messias, que com muito carisma, emocionou a todos os presentes com sua presença e sua pregação. As comunidades vizinhas, pertencentes a nova paróquia e as comunidades das demais paróquias acolheram também o primeiro pároco, Pe. Higor Luiz Arantes Nepomuceno, anteriormente, Padre na Catedral de Caratinga.

Antes de iniciar a celebração, foi realizado um momento de acolhida a todas as comunidades com cantos de boas-vindas e a leitura de um breve comentário de agradecimento a todos que se faziam presentes naquela cerimônia histórica.

Toda a equipe de liturgia se organizou no salão da Igreja à alguns metros da Matriz e de lá vieram em procissão para a entrada inicial da Santa missa. Coroinhas, Ministros da eucaristia, Padres convidados e o Bispo diocesano, compuseram de forma emocionante o cortejo até o altar para iniciar aquele santo momento.

Feita a saudação inicial, Dom Emanuel, logo após, acolheu as comunidades e todo o povo de Deus presente na celebração. Em seguida fez-se a leitura do Decreto de Criação da Paróquia. Na sequência, o Bispo Dom Emanuel fez uma breve apresentação do novo pároco com a leitura de sua biografia.

A celebração seguiu com a leitura do juramento de fidelidade e profissão de fé feita pelo Padre Higor Luiz. Assim, Dom Emanuel apresenta a comunidade o primeiro Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caparaó, que foi aplaudido com fervor por todos. Logo após, o Bispo prosseguiu a celebração, seguindo a liturgia do dia.

Durante a homilia, Dom Emanuel Messias, comentou as leituras do dia e o evangelho que nos relatava a escolha dos discípulos, afirmou que Deus escolhe pescadores humildes para o ministério apostólico, para lembrar-nos que cada um de nós fomos escolhidos por Deus para essa nova paroquia e que devemos ser discípulos missionários de Jesus. Que não precisamos temer, mas confiar na força do poder de Deus. Ao terminar a homilia, Dom Emanuel reforça que Padre Higor é um homem de virtudes está a serviço da gratuidade do reino e que Deus o escolheu para estar alí. Em seguida pede uma salva de palmas como forma de acolhida ao ministério do novo pároco.

Seguindo a Liturgia, o Pároco recém empossado, fez a sua renovação das promessas sacerdotais, sua profissão de fé, o juramento de cooperação para com o Bispo e a promessa de cuidar com zelo da nova paróquia que lhe foi entregue.

Em seguida, a Mãe do novo pároco e a coordenadora da comunidade matriz, Sra. Zilda Martins, entraram com as chaves da paróquia, que de forma simbólica foram entregues ao Padre. Feito, o Bispo o conduz aos símbolos litúrgicos da Santa igreja, começando pela cadeira presidencial onde a partir de então passa a celebrar o mistério da eucaristia na nova comunidade, a pia batismal, onde começa a vida nova através do batismo, a cadeira do confessionário onde se renovam as promessas da vida cristã e em seguida à capela do Santíssimo Sacramento, onde, após depor a mitra e retirar o solidéu, Dom Emanuel abre o sacrário e faz um breve momento de adoração com o novo pároco.

Seguimos a celebração com as preces da Assembleia e a liturgia eucarística. Terminada a oração pós-comunhão, Dom Emanuel Messias, presidente da celebração, fez a leitura da ata de posse canônica do Padre Higor Luiz Arantes Nepomuceno, presbítero diocesano da Diocese de Caratinga e agora, primeiro Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caparaó.

Feita a leitura da ata, Dom Emanuel, agradece ao Padre Luiz Carlos, pároco da Matriz São Sebastião de Espera Feliz, que conduziu com muita dedicação e carinho a preparação para essa nova paróquia e afirmou que “não faltou nada, olhou tudo com muito carinho e  atenção”. Estendeu os agradecimentos aos Padre José Raimundo, Superior geral dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, pelo bem imenso que os sacramentinos tem feiro a diocese de Caratinga e encerra os agradecimentos, fazendo-o ao Padre Mateus da Paróquia Imaculada Conceição de Alto jequitibá pelo empenho e dedicação e também pela doação de algumas comunidades à nova paróquia.

Seguimos com uma acolhida feita ao novo pároco e o agradecimento a todos os envolvidos nesse projeto, com a leitura de um texto de ação de graças feito pelo Jovem Welington Silveira e a entrada dos coordenadores das 22 comunidades que agora compõem a nova paróquia. Esse momento, foi emocionante e cheio de fé, trazendo ao coração dos novos paroquianos e irmãos de paróquias amigas uma alegria e a certeza do bem que faz participar de uma comunidade e sermos irmãos unidos no propósito do reino.

Nos momentos finais de nossa cerimônia litúrgica, a Sra. Amarilis Aguiar, em nome da comunidade matriz Santo Antônio, fez o discurso de agradecimento, iniciando-o com a leitura de Atos 2, 42, onde nos lembra que os irmãos eram perseverantes em ouvir a palavra e partir o pão. Em suas vibrantes palavras, agradeceu com muito carinho a todos os envolvidos para que esse momento acontecesse.

Concluída, passou-se a palavra ao Superior geral dos Sacramentinos, que fez seu discurso, iniciando com a lembrança da missão realizada por Padre Júlio Maria, missionário e fundador da congregação. Ainda, ressaltou que o mundo é o lugar da missão e que nesse contexto a congregação respira Igreja e parte em missão. Enfatizou que depois de sete décadas de evangelização na região mineira do Caparaó, entrega a nova paróquia Santo Antônio de Pádua a diocese de Caratinga, com carinho e com a sensação de missão cumprida. Agradeceu pelo tempo em que esteve com as comunidades, em nome da paróquias de São Sebastião de Espera feliz e da Imaculada Conceição de Alto Jequitibá. Encerra, desejando votos ao novo Pároco e afirmando que a missão continua, de forma árdua, eucarística, entusiástica, corajosa e missionária, sobre a proteção da Virgem Maria e Santo Antônio.

Seguimos com o discurso do primeiro pároco, que estende sua fala a todos os presentes, irmãos católicos e não católicos, paroquianos e não paroquianos, a todo o povo de Deus. Relata que somos comunidade de comunidades. Faz uma menção ao salmista reforçando que “somos povo e rebanho do Senhor”. Agradece a Deus pela instalação da nova paróquia e no trabalho confiado a ti para esse novo projeto. Faz seus agradecimentos aos padres irmãos das paróquias que cederam parte de suas comunidades para a formação da paróquia recém criada e aos amigos que vieram prestigiar esse momento. Faz votos de que essa nova paróquia anuncie de forma verdadeira e sem medo o evangelho, que essa seja uma paróquia missionária e faça crescer o número de seguidores de Cristo. Que seja um celeiro de Santos um canteiro de vocações. Que sejamos todos conduzidos pelo Espírito Santo, inspirados pela divina sabedoria e munidos pela providencia de Deus.

Tomados pelo agir do Espírito Santo de Deus, a comunidade, vibrante e emocionada aplaude, canta e acolhe o novo pároco.

Logo após, Padre Higor, convida a todos os 25 sacerdotes a se apresentarem a comunidade, dizendo seu nome e a paróquia a que pertence. Em seguida, apresenta a sua família, seus irmãos e sua mãe que se faziam presentes na celebração.

A liturgia foi concluída pelo presidente da celebração Dom Emanuel Messias que proferiu a benção final por intercessão do padroeiro da nova comunidade Santo Antônio de Pádua.

Após a santa missa, a comunidade matriz preparou um momento social de partilha e confraternização com a distribuição de caldos a todos que participaram.

Colaboração –

Texto- Wellington de Souza Silveira

Foto- Juliana Barros Sampaio.

 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h