A iniciativa do Terço dos Homens é muito valorosa para a Igreja, pois traz para o seio da adoração de Maria parte dos homens que, muitas vezes, acabam ficando distantes de certas atividades de adoração.
Mas rezar o terço é mais que atividade de devoção mariana: é uma oração que acompanha o rito bíblico, uma jornada cristológica e um convite aos homens em reafirmar seu compromisso com as Escrituras, o fortalecimento de sua vida dentro da Igreja e sua comunidade.
A oração do terço por grupos de homens remonta à primeira metade do século, em que os maridos rezavam o terço para Maria pelas ruas enquanto aguardavam por suas esposas, participantes do movimento Schoenstatt, ligado até hoje com o movimento Terço dos Homens – Mãe Rainha.
Mesmo com relatos da a primeira metade do Século 20, o Terço dos Homens começou de maneira institucional ao final dos anos 90, entre as paróquias de cidades do Nordeste do país. Desde então, foi ganhando unidade entre as paróquias vizinhas até chegar ao Sudeste do país e ao Sul.
Em nossa diocese o movimento vem crescendo e fortalecendo a participação em diversas paróquias.
Fotos de Waltinho Fotógrafo