A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organiza mais um espaço de reflexão e divulgação sobre a Animação Bíblica da Pastoral. Trata-se de um seminário nacional, que irá ocorrer nos dias 25 a 27 de julho, de forma online, com transmissão pelo YouTube, nos canais da CNBB: CNBB Nacional, Edições CNBB e Catequese do Brasil.
Mariana Venâncio, assessora da Comissão, explica que o objetivo do “Seminário Nacional de Animação Bíblica da Pastoral (ABP)” é oferecer mais um espaço de reflexão e divulgação sobre a ABP, iniciativa que tem sido levada adiante no Brasil há muitos anos, por meio de diversas ações e prioridades, mas especialmente por meio das atividades ligadas ao Mês da Bíblia, celebrado em setembro.
Os três dias de Seminário, segundo a assessora, terão como objetivo refletir sobre a ABP hoje, sobretudo ajudando os participantes a perceberem que a ABP está muito mais presente na Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil do que costumamos reconhecer. “Além disso, esses três dias serão, também, mais uma oportunidade formativa para aprofundar o conhecimento acerca do Livro de Josué, que dinamizará os trabalhos do Mês da Bíblia do ano de 2022”, salienta.
“A Comissão conta com a participação de todos os que, de alguma forma, estão ligados às comunidades eclesiais missionárias do Brasil, porque o Mês da Bíblia e a ABP não são só para catequistas!”.
No dia 25 de julho, às 19h30, a temática principal a ser abordada será a “A Animação Bíblica da Pastoral”. Na ocasião, o padre Décio Walker falará sobre o que é a Animação Bíblica da Pastoral. Na sequência, a Mariana Venâncio abordará os círculos bíblicos e experiências contemporâneas.
No segundo dia, 26 de julho, a temática será a ABP e o Mês da Bíblia 2022. Neste dia serão aprofundados o “ensinamento da Lei em Josué a formação bíblica hoje”, além da temática da “hospitalidade da Terra e as hospitalidades de hoje”, com o professor Altamir Andrade.
Já no último dia, 27 de julho, serão aprofundadas as temáticas do “Cerco de Jericó: diversidade de abordagens do texto bíblico no cenário atual”, com a professora Patrícia Zaganin e “As guerras pela reconquista da Terra Prometida: como compreender hoje?”, com o professor Ildo Perondi.
Todo os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).
“Foi preciso selecionar aqueles capítulos com mais densidade e afinidade temática para animar a fé dos homens e mulheres que hoje contam com a Palavra da Escritura para crer que Deus sempre esteve próximo dos seus eleitos”, afirma o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo.
“Faço votos de que o estudo do texto-base leve o leitor ao Livro de Josué e perceba que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confundem”, finaliza o bispo.
Dividido em duas partes, o texto-base traz uma visão panorâmica do Livro de Josué e, na sequência, uma reflexão sobre quatro textos específicos, no Livro de Josué. Sua proposta é, segundo o autor, padre Antônio Carlos Frizzo, aproximar a todos da jornada de Josué pela posse da terra prometida.
O texto-base bem como os encontros bíblicos para o Mês da Bíblia já estão disponíveis para venda no site da editora da CNBB, a Edições CNBB. Os subsídios pretendem indicar roteiros celebrativos que conduzirão pelos passos do povo de Israel, rumo à Terra Prometida.
“Também nós somos chamados ao estudo do Livro de Josué, que nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem resposta as pessoas e comunidades que a Ele se confiam”, afirma um trecho do texto-base.