A Diocese de Caratinga e o povo de Deus de diversas paróquias lotou a Praça João Ribeiro da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão Ubaporanga MG, na manhã deste sábado, 06 de dezembro, para a ordenação presbiteral do diácono Jean Carlos de Oliveira Alves. O jovem recebeu o sacramento da Ordem, no segundo grau, em celebração presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco.
Além do expressivo número de fiéis que veio das comunidades da Paróquia de São Domingos de Gusmão e demais paróquias da Diocese de Caratinga, também marcaram presenças fieis, religiosos e religiosas, padres, diáconos e seminaristas, outra presença marcante a destacar foram fieis das paróquias onde Jean Carlos atuou como seminarista, e diácono.
A ordenação teve transmissão pelo canal do Youtube da Diocese de Caratinga e redes sociais da Paróquia São Domingos de Gusmão, com flash dos momentos mais significativos. Centenas de pessoas puderam acompanhar a Missa solene pelas plataformas digitais.
Jean Carlos foi ordenado diácono em 26 de abril de 2025 na Catedral de São João Batista.
Em sua homilia, o bispo diocesano, Dom Juarez Delorto Secco, salientou a “alegria da comunhão fraterna de toda a Diocese de Caratinga. Quanto a você Jean, deverá cumprir a missão de ensinar, de viver bem a comunhão com o senhor, transmitir a todos a Palavra de Deus engajado aos dons do Espirito Santo. Cumprir a vontade de Deus, servir com alegria e a importância de viver a unidade profunda com Jesus, o que veio para servir e não para ser servido. A missão nos coloca nesse caminhar para fazer a vontade de Deus e não a nossa. Jean agora você precisa amar e estar com o Senhor: escutar e falar com ele. Na vida do sacerdote não pode faltar o amor a Deus. A caridade não pode faltar na vida do sacerdote… Que você se espelhe no SIM de Maria…”
Após a homilia, Jean Carlos fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo.
Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que toda a igreja cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o sacerdócio.
Feita a prece de ordenação e tendo o bispo feito a imposição das mãos sobre o neosacerdote, ele recebeu a estola presbiteral e a casula das mãos dos padres Leandro e Raniel.
Findado o momento da vestição, Dom Juarez ungiu-lhe as mãos e lhe deu o abraço da paz, seguido dos demais padres.
Ao final da celebração, o padre Jean Carlos recebeu oficialmente a provisão de nomeação do bispo diocesano que foi lida pelo chanceler do bispado Pe Bismarque Maciel de Oliveira.