Diocese de Caratinga

Rádio Diocesana

Morre padre João Lúcio Gomes Benfica,sdn

25/08/2025 . Notícias da Diocese
Padre João Lúcio Gomes Benfica, sdn, morreu na madrugada deste domingo (24), às 3h30, no Hospital Socor, em Belo Horizonte.
Ele vinha em tratamento contra um câncer, tendo realizado sessões de rádio e quimioterapia. Foi internado na última segunda-feira (18) para a realização de uma cirurgia. No pós-operatório, apresentou complicações, voltou ao centro cirúrgico e não resistiu.
Padre João Lúcio exerceu o ministério presbiteral e missionário em Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso e na África, onde permaneceu por alguns anos. Atuava como ecônomo-geral de sua congregação, residindo em Manhumirim, e também como vigário paroquial em Alto Jequitibá, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Em Manhuaçu, trabalhou na Paróquia São Lourenço e nos meios de comunicação, tendo dirigido por um período a extinta TV Catuaí.
O bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, divulgou nota de solidariedade pelo falecimento do padre João Lúcio Gomes Benfica, SDN.
Na mensagem, o bispo expressou condolências aos familiares, amigos e membros do Instituto dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Ele destacou a atuação do religioso em diversas missões e serviços realizados na Diocese de Caratinga.
Dom Juarez afirmou estar em comunhão com a congregação e pediu a perseverança na fé, confiando na ressurreição e no acolhimento de padre João Lúcio por Deus.
INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO E MISSA EXEQUIAL
Pe. João Lúcio Gomes Benfica, SDN
📅 Domingo, 24 de agosto
Chegada à tarde na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Alto Jequitibá – MG)
19h – Missa Exequial
📅 Segunda-feira, 25 de agosto
6h – Missa Exequial na Igreja Matriz em Alto Jequitibá
7h – Translado para o Santuário do Bom Jesus de Manhumirim
8h – Chegada ao Santuário
10h – Missa Exequial e última encomendação
Logo após, sepultamento no túmulo dos Missionários Sacramentinos em Manhumirim.
Comunidade se despede do Padre João Lúcio em Manhumirim
O Santuário do Bom Jesus, em Manhumirim, recebeu na manhã desta segunda-feira (25) o corpo do padre João Lúcio Gomes Benfica, missionário sacramentino, falecido aos 59 anos. O velório teve início às 8h e, às 10h, foi celebrada a missa exequial seguida do sepultamento no túmulo dos Missionários Sacramentinos, no próprio município.
Durante a cerimônia, padres, bispos, religiosos e fiéis destacaram a trajetória pastoral e o legado deixado pelo sacerdote, conhecido pela alegria, simplicidade e dedicação à Igreja. Entre a emoção dos fiéis, o que prevaleceu foi a lembrança de um sacerdote profundamente amado pelas comunidades, cuja vida pastoral foi marcada pelo sorriso constante, pelo cuidado com os mais pobres e pelo compromisso com a missão.
O Superior Geral dos Sacramentinos de Nossa Senhora, padre José Raimundo, SDN, ressaltou que o missionário exerceu seu ministério em diversas regiões do Brasil e também em Angola. “Foi um homem encantado pelo sacerdócio e pelo povo, sempre com um sorriso nos lábios. Deixou muitas amizades por onde passou, além de grande contribuição também na área administrativa da congregação”, afirmou.
Companheiro de missão na África, o padre Renato Dutra Gomes, SDN, recordou a convivência próxima no período em que estiveram juntos no no continente. “Era difícil vê-lo de semblante fechado. Até nos momentos de tensão, transmitia alegria. Tinha o dom de aproximar as pessoas e de transformar qualquer encontro em fraternidade”, disse.
O pároco e reitor do Santuário do Bom Jesus, padre Marcos Antônio Alencar, SDN, também destacou a marca da fraternidade e do zelo missionário de João Lúcio. “Era um sacerdote alegre, simples e próximo das pessoas, sempre reunindo famílias e amigos. Deixou um exemplo de vida pastoral fecunda e missionária”, ressaltou.
Já o pároco de São Lourenço, padre Carlos Altoé, SDN, reforçou a esperança cristã neste momento de luto: “O padre João Lúcio viveu sua vocação de forma intensa e plena. Acreditamos que ele já participa da vida eterna prometida aos que respondem com generosidade ao chamado de Deus”.
O bispo emérito de Caratinga, Dom Emanuel Messias, lembrou a dedicação missionária do sacerdote. “Foi um grande evangelizador, que transmitia a alegria do ministério. Sua morte tão precoce é dolorosa, mas também um momento de agradecimento a Deus pela caminhada e pelo testemunho que deixou”, disse.
Entre as manifestações de carinho, também emocionou o depoimento do encarregado João Batista Bernardo, que conviveu com o sacerdote desde os tempos de seminário e trabalhou ao seu lado na administração de propriedades ligadas à congregação. “Foram quase três décadas de convivência. Ele sempre foi uma pessoa excelente, carismática, muito querida pela comunidade. Atualmente, ajudava a coordenar o trabalho de mais de 40 famílias nas fazendas. Para mim, o padre João Lúcio foi mais que um líder: um grande amigo e irmão, cujo legado ficará para sempre”, destacou.
Fonte – Facebook Jornal Tribuna do Leste  – Texto  Danilo Alves – 

Cúria Diocesana

Praça Cesário Alvim, 156 - Centro Caratinga (MG) - Cep: 35.300-036

Contatos

(33) 3321-4600 Telefone e WhatsApp chancelaria@diocesecaratinga.org.br

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira 08h às 11h e 13h às 17h