A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) realizou o Encontro Nacional de Atualização dos Formadores entre os dias 14 a 19 de julho de 2025, em Belo Horizonte/MG. Aproximadamente 200 formadores, de 120 Dioceses pertencentes a 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram presentes no evento. Da nossa Diocese de Caratinga participaram do encontro o reitor do Seminário Propedêutico São José, padre Raniel Carlos de Freitas; o diretor acadêmico do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, padre Elias Fernandes Pinto e o reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, padre Geziel José de Almeida.
O tema do encontro foi O Itinerário formativo no Documento 110: avaliação e propostas. O assessor foi o padre Fábio de Freitas Guimarães, doutor em psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. O objetivo principal do encontro foi refletir sobre o processo formativo dos futuros presbíteros a partir do Documento 110 da CNBB: Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil.
As reflexões e os trabalhos tiveram como objetivo revisar o Documento 110 e, ao mesmo tempo, discutir sua aplicabilidade. Esse foi um pedido de Dom Ângelo Ademir Mezzari, arcebispo de Vitória e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que presidiu a Celebração Eucarística na abertura do Encontro. Ele falou sobre as expectativas para o Encontro Nacional e solicitou que este fosse uma verificação da aplicação das diretrizes nas casas de formação e nos institutos de filosofia e teologia.
O presidente da OSIB, padre Vagner Pacheco, em depoimento publicado pelo site da CNBB, afirmou: “Estamos fazendo o percurso passo a passo, etapa sobre etapa, e ao mesmo tempo apontando caminhos que ajudem a tornar mais claros os horizontes formativos propostos pela Igreja no Brasil”.
Colaboração – Pe. Elias Ferandes Pinto