No último domingo, dia 19, o Mosteiro São Bento e Santa Scholastica, localizado em Caratinga, MG, foi palco de um momento especial e significativo para a comunidade religiosa. As candidatas Jhaqueline Júnia Rodrigues da Silva e Paola Fernandes Pessanha da Silva deram um importante passo em sua jornada espiritual ao ingressar no mosteiro.
A celebração foi presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo emérito da Diocese de Caratinga, que trouxe sua sabedoria e experiência para este momento de acolhimento. A cerimônia contou também com a concelebração do Pe. Ademilson Tadeu Quirino, Capelão do Mosteiro e do Diácono Bruno Kened, que juntos, uniram suas vozes e corações em oração e bênçãos.
A presença de vários fiéis enriqueceu ainda mais a celebração, que foi marcada por um clima de alegria e espiritualidade.
Os participantes puderam vivenciar a profundidade desse rito, que simboliza a entrega e o compromisso das candidatas com a vida monástica e a busca por uma relação mais íntima com Deus.
Foi um dia de festa e reflexão, onde a comunidade se uniu em apoio às novas candidatas, celebrando não apenas suas escolhas, mas também a continuidade da tradição monástica que tanto enriquece a vida espiritual da região.
Conheça um pouco mais sobre as Monjas Beneditinas.
“E procurando o Senhor o seu operário na multidão do povo, ao qual clama estas coisas, diz ainda: “Qual é o homem que quer a vida e deseja ver dias felizes?” Se, ouvindo, responderes: “Eu”, dir-te-á Deus: “Se queres possuir a verdadeira e perpétua vida, guarda a tua língua de dizer o mal e que teus lábios não profiram a falsidade, afasta-te do mal e faze o bem, procura a paz e segue-a”. E quando tiveres feito isso, estarão meus olhos sobre ti e meus ouvidos junto às tuas preces, e antes que me invoques dir-te-ei: “Eis-me aqui”. Que há de mais doce para nós, caríssimos irmãos, do que esta voz do Senhor a convidar-nos? Eis que pela sua piedade nos mostra o Senhor o caminho da vida” (Prólogo, 15-20).
As monjas beneditinas vivem o lema “Ora et Labora”, seguindo a espiritualidade de São Bento.
“Cremos estar Deus presente em toda parte e que em qualquer lugar seus olhos contemplam os bons e os maus” (RB 19,1)
“… Mas estejamos, sem dúvida alguma, convictos de que assim é sobretudo quando estamos presentes no Ofício Divino” (RB 19,1)
A vida de Oração as leva à Capela sete vezes ao dia dando ritmo à sua caminhada monástica: “Eu vos louvo sete vezes cada dia porque justos são os vossos julgamentos” (Sl.118, 164) e no íntimo do coração repetem “Vou louvar ao Senhor por toda vida salmodiar para o meu Deus enquanto existo” (Sl 103,33)
Vivem do trabalho de suas mãos, produzindo com amor, nos diversos ateliês e oficinas inúmeros artigos: todos eles frutos de dons e talentos partilhados com aqueles que as procuram.
Candidatas
As jovens que se sentem chamadas a buscar a Deus como monjas no Mosteiro de São João devem entrar em contato, por e-mail, carta ou telefone, para dar início a um acompanhamento vocacional.
A candidata deverá ter no mínimo 18 anos de idade, ser solteira ou viúva e sem compromissos afetivos estáveis. Deve ter boa saúde física e mental, equilíbrio emocional e psicológico. Precisa ter o segundo grau completo e disponibilidade para o estudo. Não pode ser arrimo de família. Acima de tudo deve ter grande desejo de se entregar totalmente à busca de Deus na forma de vida monástica.
Após várias visitas, e de acordo com o discernimento feito pela Mestra, a candidata poderá fazer uma experiência de um ano no mosteiro. Terminado esse período de experiência, a candidata, se desejar, pode pedir o ingresso na comunidade. Caso seja aceito, em dia a ser marcado ingressará no Postulantado.
A nova comunidade beneditina em Caratinga
A nova comunidade beneditina em Caratinga é composta por cinco irmãs vindas de Campos do Jordão: Madre Maria de Fátima, que é a prioreza d Mosteiro; Ir. Amabile Auxiliadora, subprioreza; Ir. Maria Jacinta, natiral de São Domingos das Dores; Ir. Maria Vitoria e Ir. Maria Hildegardes. E agora conta com a presença de Jhaqueline e Paola as novas candidatas.
Que Jhaqueline e Paola sejam sempre guiadas pela luz divina em sua jornada no Mosteiro São Bento e Santa Scholastica.
Colaboração – Pe. Ademilson Tadeu Quirino
Fotos- Ângela Márcia