O setor juventude da Diocese de Caratinga está em fase de estruturação e adaptação com as orientações da CNBB. Nesse sentido aconteceu um encontro com os padres assessores das foranias, o assessor do TLC e o coordenador diocesano do setor juventude no dia 14 de janeiro em Manhuaçu, paróquia São José.
Na ocasião ouviu-se de cada assessor sobre a realidade da Forania que representa, bem como os trabalhos que estão sendo realizados e os projetos futuros e uma avaliação do DNJ 2024. Ouviu também sobre a adequação dos encontros do TLC ao cronograma Nacional.
Após essa partilha alinhou-se alguns encaminhamentos para os próximos meses: escolha do padre assessor da Forania onde não tem, escolha de um jovem coordenador por Forania, isto no mês de fevereiro e março. Em maio, sem data ainda definida, deverá acontecer a primeira reunião do setor juventude com todos os rostos juvenis representados (TLC, Pastoral da Juventude, Juventude Vicentina, Movimento Eucarístico Jovem, Ministério Jovem, entre outros).
Na oportunidade comunicou-se as datas de alguns encontros diocesanos, como a formação de assessores da Pastoral da juventude de 21 a 23 de fevereiro e o encontro dos jovens vicentinos dos dias 24 a 26 de janeiro; o encontro com assessores do regional entre os dias 20 e 22 de junho e o encontro nacional de assessores padres e jovens entre os dias 03 e 05 de setembro em Aparecida culminando com uma romaria dos jovens encerrando as atividades do Jubileu da Esperança com os jovens no brasil.
As partilhas evidenciaram que a juventude diocesana está viva e atuante. Os desafios apontados também se tornam oportunidade para avançar e ousar com novos métodos e abordagens. Sobretudo deve-se acolher as orientações do Magistério do Papa Francisco que nos convida a ser igreja em saída.
Colaboração- Pe. Willis de Oliveira Gama – Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude