A Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 realiza Encontro Anual em Belo Horizonte

05/10/2024 . Notícias Regionais

Entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro, a Comissão para a Liturgia da CNBB Regional Leste 2 se reuniu para o Encontro Anual com Coordenadores (Arqui)Diocesanos e Assessores das Comissões de Liturgia. O encontro ocorreu na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte, e teve a participação de representantes das diversas (Aqui)Dioceses do Regional.

O encontro teve como objetivo a capacitação dos participantes, com foco na formação de comissões e equipes de liturgia nas (Aqui)Dioceses. A base para os trabalhos foi o documento Desiderio Desideravi, e a assessoria ficou por conta de Dom Hernaldo Pinto Farias, SSS, bispo de Bonfim (BA) e responsável pelo setor de Liturgia da CNBB em nível nacional.

Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, presidente da Comissão para a Liturgia, destacou a importância desse momento formativo: “O encontro está voltado à capacitação e visa fortalecer o trabalho nas dioceses. É um momento de comunhão, participação e fraternidade, elementos essenciais para a construção do caminho litúrgico, que é o coração do Regional Leste 2 e da Igreja”.

Uma novidade deste ano foi o aumento da participação de padres em relação aos leigos, o que, segundo Dom Jorge, é positivo. Ele ressaltou que os sacerdotes desempenham um papel fundamental na divulgação e na formação das equipes de liturgia em suas paróquias, tornando o encontro ainda mais produtivo.

Diocese de Caratinga se fez presente representada por Pe. Fabrício Moura e Adriana Bertholdo.

Fonte- CNBB Leste 2