O COMISE é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa.
Por ser um conselho missionário que, conforme sua natureza, existe para favorecer “uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos” (Cooperatio Missionalis, 12), o COMISE não é um movimento ou um grupo missionário restrito a alguns seminaristas. Sua atuação visa comunhão e sinodalidade, está aberta a todos e pretende beneficiar todos.
Entre os dias 06, 07 e 08 de setembro de 2024, seminaristas de diversas (Arqui)Dioceses do Regional Leste 2 se reuniram para a Assembleia Ordinária do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE). O encontro aconteceu em Belo Horizonte (MG). Realizada bienalmente, a assembleia tem como objetivo avaliar a trajetória missionária das casas de formação, além de propor novos caminhos para a evangelização, com foco no diálogo e na sinodalidade.
Durante a Assembleia, foi eleita a nova coordenação do COMISE, que atuará no biênio 2025-2026. Os seminaristas eleitos foram:
A assembleia proporcionou um espaço de reflexão sobre os desafios missionários enfrentados pela Igreja, destacando a importância da comunhão, oração e diálogo para a continuidade da evangelização. O seminarista Gabriel Vitor, da Arquidiocese de Belo Horizonte, reforçou essa perspectiva ao afirmar: “Diante dos desafios missionários de se evangelizar nos mais diversos setores sociais, nos encontrarmos para refletir pautas de evangelização é algo fundamental. É voltar às origens da nossa fé, onde a comunhão, a oração e o diálogo eram essenciais entre os apóstolos para dar continuidade à difusão do Evangelho de Jesus Cristo.”
Diocese de Caratinga participou da Assembleia Ordinária do COMISE em Belo Horizonte representada pelos seminaristas Bruno Kened , Luan Carlos Alves Gomes , Pedro Vitor Mello e Gustavo Pio Soares.