O Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário e São José, desativado em 2019 pelas Monjas Concepcionistas, foi revitalizado no dia 6 de agosto de 2024, ao receber as Monjas Beneditinas, vindas do Mosteiro de São João Batista, em Campos do Jordão – SP. Com a nova ocupação, o mosteiro foi renomeado para São Bento e Santa Scholastica. A celebração, que incluiu o Louvor Divino (vésperas), seguida da missa e bênção, marcou a chegada das Irmãs Beneditinas ao local. A comunidade local acolheu as novas residentes com alegria, assegurando a continuidade da Tradição Monástica na região.
A Ordem de São Bento, também conhecida como Ordem Beneditina (Ordo Sancti Benedicti – O.S.B.), é a mais antiga ordem religiosa católica de clausura monástica, fundamentada nos preceitos da convivência comunitária sob o lema “Ora et Labora” (Ore e Trabalhe). A vida de Oração as leva à Capela sete vezes ao dia dando ritmo à sua caminhada monástica. Sustentam-se pelo trabalho de suas próprias mãos, dedicando-se com amor à produção de diversos artigos, todos frutos de dons e talentos compartilhados com aqueles que as procuram.
A nova comunidade beneditina em Caratinga é composta por cinco irmãs vindas de Campos do Jordão: Irmã Maria de Fátima, que é a prioresa do Mosteiro; Irmã Jacinta, natural de São Domingos das Dores, cidade pertencente à Diocese de Caratinga; Irmã Amabile; Irmã Hildegardes; e Irmã Maria Vitória.
A missa foi presidida por Dom Juarez, Bispo da Diocese de Caratinga, e concelebrada por Dom Emanuel, Bispo Emérito, juntamente com diversos padres de diferentes paróquias. Estiveram presentes também religiosos e religiosas, a Abadessa do Mosteiro de São João Batista, Madre Myriam de Castro, de Campos do Jordão (SP), juntamente com outras monjas, e vários fiéis da diocese, incluindo os oblatos de nossa Diocese.
Durante a celebração, Pe. Ademilson Tadeu Quirino foi nomeado como capelão do mosteiro.
As missas no Mosteiro de São Bento e Santa Scholastica serão celebradas de segunda-feira a sábado, às 7h da manhã, e aos domingos, às 8h da manhã, com participação aberta ao público.
Colaboração – Texto – Sem. Rivaldo Luiz Norival Domiciano – 1° ano de Teologia
Fotos- Sem. Luan Carlos