Assim como o Evangelista Mateus nos ensina “Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a Sua messe” entendemos que a oração é o ponto de partida para toda vocação. Ela constitui uma dimensão constante e profunda pois toca o coração de Deus. Assim, com o desejo de levar os jovens a responder com liberdade o dom da vocação, o SAV tende, como nos exorta o documento sobre as orientações pastorais para a promoção das vocações ao ministério presbiteral, “ao desenvolvimento da pessoa na sua totalidade e integridade, com a finalidade de preparar os que são chamados ao presbiterado a serem conformes a Cristo Bom Pastor, no contexto de uma profunda experiência comunitária”. Por fim, conduz o vocacionado a conhecer, de perto, os compromissos que deverá assumir nessa missão, como: o cultivo do amor concreto à Igreja e o serviço pastoral, experimentando a liberdade interior que o leva a descoberta da própria vocação.