Diocese de Caratinga realiza reunião do clero

10/07/2024 . Notícias da Diocese

A reunião do clero da Diocese de Caratinga em São João do Manhuaçu, ocorrida no dia 10 de julho, das 8h às 15h, foi um evento de grande importância focado na formação contínua dos presbíteros e na gestão administrativa da diocese. O encontro iniciou com uma reflexão conduzida por Padre Mauro Lúcio, da Arquidiocese de Mariana, inspirada nos temas discutidos no Encontro Nacional de Presbíteros deste ano.

Padre Mauro Lúcio destacou a necessidade de os presbíteros estarem profundamente enraizados na humanidade, reconhecendo suas limitações como uma forma de ressaltar suas verdadeiras qualidades. Ele enfatizou que o presbítero é alguém totalmente dedicado a Deus, atuando em nome da Igreja e sendo um instrumento na missão de evangelização. Essa responsabilidade é compartilhada por todos os batizados, mas é vivida de maneira especial pelos que são chamados ao ministério sacerdotal.

Após essa reflexão espiritual, o advogado Dr. Samuel abordou a regularização territorial, enfatizando a importância de registrar todas as capelas e terrenos da diocese em cartório. Essa medida é crucial para garantir a estabilidade e o suporte físico necessário às diversas comunidades eclesiais locais.

Além disso, foi mencionado o Encontro Mineiro de CEBs, onde a diocese será representada por uma comitiva, incluindo o Pe. Jamir Pedro.

Outro ponto relevante foi a preocupação com a formação do clero, especialmente no aspecto psicológico. A Associação dos Presbíteros da diocese propôs uma formação com William Castilho para os padres diocesanos, visando o autoconhecimento que contribuirá para o bem-estar pessoal e para a eficácia na missão pastoral.

Durante a reunião, também foi lembrado o jubileu de prata da ordenação episcopal de Dom Odilon, que será celebrado em 24 de outubro e o  projeto da Casa de Acolhida do clero, que necessita de recursos para sua realização.

Houve um apelo para que os presbíteros utilizem os serviços da Gráfica Dom Carloto e assinem o jornal dominical “O Semeador”, promovendo assim a  unidade e o apoio mútuo dentro da diocese.

Além das questões administrativas e formativas, a reunião proporcionou um momento de celebração e gratidão a Deus pela vida e pelo ministério dos irmãos presbíteros que estavam completando aniversário naquele mês. Esse gesto de reconhecimento fortalece os laços fraternos e espirituais que unem os presbíteros da diocese de Caratinga, especialmente valorizando a acolhida da Paróquia São João Batista em São João do Manhuaçu na pessoa do Pe. Eguinaldo.

Esses encontros são fundamentais para fortalecer a comunhão entre os presbíteros, promover a formação contínua e discutir questões práticas e administrativas que têm um impacto direto na vida das paróquias e comunidades locais. Assim, o trabalho pastoral pode ser cada vez mais eficaz e centrado no serviço à comunidade cristã, cumprindo a missão da Igreja na diocese de Caratinga.

Colaboração – Pe. Dione – Assessor Diocesano de Comunicação