Celebração diocesana de São João Batista marca admissão às Ordens Sacras.

25/06/2024 . Notícias da Diocese

Na segunda-feira, 24 de junho, a Diocese de Caratinga celebrou seu padroeiro, São João Batista. O dia foi marcado pela Celebração da Santa Missa na Catedral São João Batista, em Caratinga/MG, dentro dela a admissão entre os candidatos às Ordens Sacras dos seminaristas dos anos finais do processo formativo diocesano.
O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos.
Assim, a admissão marca a acolhida do seminarista como candidato imediato aos ministérios. No rito, é manifestada a vontade de se entregar a Deus e à humanidade. A Igreja responde, por meio da bênção do bispo, confirmando-o em sua decisão.
Foram admitidos os seminaristas André Ramos Teixeira, Bruno Kened Ferreira, Jarbas Antônio Pires Viana, Jean Carlos de Oliveira Alves e Victor Emanuel Machado.
André é natural da Paróquia São José em Manhuaçu, cursa o 3° ano da configuração e faz seu estágio na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Ipaba; Bruno é natural da Paróquia Nossa Senhora do Rosário no distrito de Vilanova e vive a experiência da Síntese Vocacional na Paróquia São Sebastião em São Sebastião do Anta; Jarbas Antônio é natural da Paróquia São Sebastião no distrito de Sacramento, cursa o 3° ano da configuração e faz seu estágio na Paróquia Santa Rita de Cássia em Santa Rita de Minas; Jean é natural da Paróquia São Domingos de Gusmão em Ubaporanga, cursa o 4° ano da configuração e faz seu estágio na Paróquia Santa Helena em Caputira; por fim, Victor é natural da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Caratinga, cursa o 3° ano da configuração e faz seu estágio nas Paróquias Divino Espírito Santo em Divino e São Sebastião em Orizânia.
O momento foi precedido pelo tríduo do padroeiro da Catedral, momento marcado por celebrações da Santa Missa, festa junina e eventos típicos. Os seminaristas se preparam através de um retiro espiritual, nos dias anteriores à celebração.
No dia 24, às 18h, encerrando os festejos, a Santa Missa solene foi presidida por Dom Juarez Delorto Secco, Bispo Diocesano de Caratinga, concelebrada por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Emérito, e por diversos padres do clero diocesano e religioso. Manifestando a unidade da diocese, diversas irmãs se fizeram presentes, bem como familiares dos seminaristas, e demais representações intensas do povo de Deus de nossa Igreja Particular.
Na homilia, num primeiro momento, Dom Juarez reforçou a força da fé de João Batista, que configurou sua vida aos planos de Deus e foi precursor do Messias. Em seguida, dirigindo-se aos seminaristas admitidos, exortou-os a se preparem com fidelidade nesta reta final, nunca se esquecendo da oração e da comunhão.
Ao final da celebração, em nome de todos, Jarbas Antônio proferiu o agradecimento, recordando o caminho percorrido e a alegria que permeia o coração durante todo o processo.

Texto: Victor Machado.
Fotos: Gicélia Azevedo e Luan Carlos.