BIOGRAFIA – PE FELICE VITTORIO BAGGI ,SSS
Padre Felice Vittorio Baggi nasceu no dia 09 de maio de 1940 em Sorisole, uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Bergamo na Itália. Filho de Pietro Baggi e Giuseppina Scotti. Matriculou-se em Sorisole onde cursou o primeiro grau com duração de oito anos, concluindo m 1955. O Clássico cursou no Seminário Sacramentino por dois anos concluindo no ano de 1957. Mesmo local onde cursou Filosofia por três anos concluindo em 1962. Em dezembro de 1967 conclui o curso de Teologia também no Seminário Sacramentino, com duração de cinco anos.
Sacerdote, desde a data de 03 de dezembro de 1966, pela imposição das mãos de Dom Vincenzo Radicioni da Diocese Montalto – Ripatransone, pertencendo à ordem da Congregação do Santíssimo Sacramento.
É bacharel licenciado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade de Latrão em Roma. (Pontifícia Università Lateranense). Especializado em Catequese pelo Instituto Lumen Vitae de Bruxelas na Bélgica.
Em 07 de janeiro de 1979, veio para o Brasil. Tornou-se professor e diretor espiritual de Seminário e animador vocacional.
Aos 13 dias do mês de janeiro de 1980 já residente na Diocese de Caratinga assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Entre Folhas.
Vigário Paroquial da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus em Caratinga entre os anos de 1980 a 1984. Momento pelo qual deixa a diocese, permanecendo até 08 de abril de 1986, quando retorna a Caratinga e é novamente foi nomeado pároco da mesma Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Caratinga.
Em 22 de fevereiro de 1996, foi nomeado Pároco Amovível da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus em Caratinga, até 09 de abril de 1987 quando deixou a diocese de Caratinga, permanecendo fora por 19 anos.
Em 02 de fevereiro de 2006, retorna a diocese como vigário paroquial da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus – Santuário de Adoração. Aos 02 de fevereiro de 2007 recebe a provisão de Administrador Paroquial da mesma paróquia. Onde permanece no cargo até 20 de outubro de 2011, quando assume o ofício de pároco na mesma paróquia.
Em Caratinga, ainda assume como vigário paroquial do Santuário em 15 de fevereiro de 2013, e em 15 de outubro do mesmo ano recebe a provisão de Administrador Paroquial.
O dia 21 de maio de 2017 foi uma data especial para padre Vittorio Baggi (que já atuou na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração, de Caratinga). Ele foi recepcionado por amigos e familiares para uma celebração em referência aos seus 50 anos de sacerdócio, em sua terra natal Sorisole, região da Lombardia, província de Bérgamo, na Itália. Para descrever esse momento festivo, publicamos uma carta escrita por familiares de padre e Vittorio (originalmente em italiano e adaptada para o português):
SORISOLE, 21 DE MAIO DE 2017
Querido padre Vittorio, todos nós: família, amigos e comunidade, vivemos, graças a você, um dia memorável e alegre pelo seu quinquagésimo ano de sacerdócio. Comemorar 50 anos de sacerdócio é antes de tudo um grande dom de Deus, mas também um momento de reflexão para esta festa extraordinária, porque nos permite compreender que o que estamos celebrando é “o que agrada a Deus”, como tem sido em toda a sua vida. Esta alegria, queremos compartilhar com todos, incluindo as pessoas envolvidas em situações de dor e esperança, com as suas preocupações do passado, presente e futuro. Padre Vittorio, você é um padre com uma vocação forte e genuína da fé, o Senhor fez você andar pelas ruas do mundo, deixando para encontrá-lo em tantos rostos alegres e, por vezes, sofridos, em suma, um padre abarrotado de graça do Senhor, pois nunca foi visto zangado, talvez desiludido ou arrependido, como uma pessoa que tenha perdido sua origem e seu destino; mas com um desejo de amar. Sempre conselheiro, testemunhou com sua vida. Isso foi possível porque você tem certeza de se sentir amado pelo Senhor e é isto que sempre transmitiu a todas as pessoas que conheceu. Quando você partiu para a missão no Brasil, não pensou no que sentiria mais falta, como membros da família, amigos ou seu estilo de vida, mas foi imediatamente, pois você entendeu que era o Pai que lhe chamava a segui-lo. Damos graças, por todos estes anos em que estivemos perto, nos momentos alegres e tristes da vida. Sua animação, entusiasmo contagiante e grande fé, que nos deram coragem e esperança para acompanhá-lo com orações e saber que cotidianamente você está presente em uma recordação particular, na Santa Missa. Também batizamos alguns dos nossos filhos e netos unidos em matrimônio. Por tudo isso, somos gratos ao Senhor, por sermos a sua família. A esperança é, além de uma longa vida de serenidade e saúde, que você possa sempre render “graças a Deus”, pelas maravilhas que Ele continua a fazer em sua vida como sacerdote.
Fraternalmente, abraçamos você, parabéns.
Em 21 de março de 2019 retorna a Caratinga quando novamente assume o oficio de pároco.
Desde 10 de maio de 2022 atua como vigário paroquial do Santuário.
Inspirado pelo desejo ardente de São Pedro Julião Eymard e seu amor exagerado, Padre Vittório não poupa esforços para a dedicação à formação espiritual e teológica de seus filhos espirituais; a sua evangelização não se limita à sua paróquia física.
Falecimento