A Diocese de Caratinga, viveu neste sábado, 17 de fevereiro de 2024, momentos de muita alegria com a posse canônica de seu novo bispo, dom Juarez Delorto Secco, o sétimo bispo da Diocese de Caratinga.
Fiéis foram à catedral de São João Batista para acolher o bispo que veio da arquidiocese de São Sebastião no Rio de Janeiro para assumir a diocese.
Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 04 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).
Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 07 de junho de 2017 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 09 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.
Em 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Caratinga (MG).
O rito de posse foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, dom Airton José dos Santos. A cerimônia também contou com a presença do cardeal do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, que acolhia até então o dom Juarez como bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Na catedral, tudo foi preparado com muito carinho: a cátedra, por exemplo, já trazia o brasão do novo bispo. Os bancos exibiam indicação dos lugares para clero, autoridades, religiosos, familiares do bispo e representantes das 60 paróquias da Diocese.
À porta da Catedral Diocesana – com a presença do Pároco da Catedral e o Colégio de Consultores, dom Juarez recebe o
Ósculo da Cruz pelas mãos de padre Moacir Ramos Nogueira, pároco da Catedral e asperge o povo com a água benta.
Ao adentrar à Catedral dom Juarez se dirigiu à Capela do Ss. Sacramento. Momento de oração silenciosa, do novo bispo.
O novo bispo acompanhado do então bispo emérito, dom Emanuel, do cardeal dom Orani Tempesta e do metropolita, dom Airton e dirigiu a sacristia da Catedral e após paramentar para a celebração eucarística, se dirigem à porta central para a procissão de entrada. Após a saudação o chanceler do bispado, padre Bismarque Maciel proferiu a leitura das Letras Apostólicas, em seguida Dom Airton dirigiu ao novo bispo e lhe entrega a Cátedra, lugar do ensino da fé e o Báculo, como gesto de assumir como pastor local; posteriormente Dom Juarez se senta à Cátedra, lugar do ensino da fé, como gesto daquele que governa como sucessor dos apóstolos e guardião da fé e tradição apostólica.
Dom Juarez foi acolhido pelo clero diocesano, religiosos, religiosas e autoridades civis.
A missa seguiu como a missa estacional. Milhares de pessoas acompanharam de casa, pelas redes sociais pelo canal do Youtube da diocese, e outras foram acomodadas em mais de três mil cadeiras do lado de fora da igreja, onde foi instalado um telão. Foram montadas ainda dez tendas para acolher os fiéis.
Após a comunhão Dom Juarez recebeu a mensagem de acolhida de padre Ely da Terra, representante dos presbíteros e também por uma Irmã Antônia da Consolação, MNSG, superiora das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças e por uma delegação religiosa.
Em sua mensagem no final da celebração, Dom Juarez falou da missão na Diocese de Caratinga. “Quero aproveitar esse momento para agradecer a Deus pelo dom da vocação! Acho que é muito importante na nossa vida a gratidão, agradecer a Deus por tudo que ele faz na vida da gente. E a vocação é o chamado de Deus. A gente não escolhe, mas é chamado por Deus. E a gente responde o sim, o chamado é amoroso, o sim também tem que ser com muito amor, com muita dedicação. Então é com esse sim que eu venho para Caratinga. Sempre disse sim a Deus em todos os sentidos, desde quando era pároco e depois também como bispo. Então essa importância de sempre dizer sim a Deus”, destacou Dom Juarez Delorto Secco.
Fotos – Mariza Tuellher Mais fotos clique aqui.